O Verdadeiro Líder

Quando o estadista sul-africano Nelson Mandela faleceu em 2013, o mundo lamentou profundamente a perda de um grande líder. Ele deixou como herança o exemplo de um homem corajoso, determinado e consciente do seu propósito e do seu dever. Porém, para o ser humano comum, talvez, Mandela não possa ser considerado como uma regra, mas uma exceção. Afinal, as adversidades da vida nem sempre encontram pela frente pessoas fortes e decididas como ele.
Você já ouviu falar de Homer Simpson? Ele é um dos personagens de um desenho animado na TV. Confesso que não costumo assistir a série, mas ao que parece Homer é um bufão, um palhaço inoportuno e, às vezes, inescrupuloso, que vive a vida e trata a sua família com ironia e irresponsabilidade. Pelo que ouvi dizer, ele também faz muito sucesso.
Como viram, acabo de apresentar dois tipos de líder – um positivo, outro negativo. Mas, por mais incoerente que possa parecer, o mundo aplaude a ambos. Também precisamos considerar o fato de que mesmo Mandela era uma pessoa com falhas, como todos nós. Nenhum ser humano pode ser apontado como exemplo total e completo de um líder. Sendo assim, é importante e necessário termos líderes íntegros e eficientes em nossos lares e na nossa sociedade, ainda mais nos dias de hoje.
E quem podemos destacar como o modelo perfeito para servir de exemplo?
Ser líder no lar e na sociedade exige da pessoa a clara conscientização da relevância de seu papel e da sua responsabilidade como marido, pai, filho e indivíduo. Contudo, não podemos viver multifacetados. Uma pessoa precisa ser coerente consigo mesma, ser sempre o que realmente é, em todos os núcleos e áreas de sua vida. Só assim ela alcançará seu equilíbrio e estabilidade.
Por isso, o ministério Lar Cristão ressalta o Senhor Jesus como modelo de líder perfeito e a Sua Palavra como mote de orientação para seguirmos as suas pegadas e para tentarmos alcançar o equilíbrio, a coerência, a sensibilidade, a integridade, a estabilidade e outras qualidades que tornam um homem um verdadeiro líder.
Jaime Kemp

Comentários