Rússia passa a integrar lista dos 16 piores países em questão de liberdade religiosa


A Comissão dos Estados Unidos sobre Liberdade Religiosa Internacional (United States Commission on International Religious Freedom – USCIRF) pediu a inclusão da Rússia na lista dos 16 países que precisam de atenção específica no que se refere à liberdade religiosa. De acordo com a notícia divulgada no site de Christianity Today, é a primeira vez que o ex-estado soviético entra para a lista de nível 1 dos países de preocupação específica (Countries Of Particular Concern – CPC). 

Segundo o relatório anual da USCIRF, a contínua repressão da Rússia às minorias religiosas, missionários estrangeiros e evangelistas fez com que o país se tornasse um dos mais sensíveis à questão da liberdade religiosa. Em 20 de abril deste ano, a Suprema Corte da Rússia proibiu oficialmente em todo o país a atuação das Testemunhas de Jeová. Além de ordenar que fossem fechados todos os 395 locais de reuniões e sua sede russa, o juiz autorizou o governo a apreender todos os bens. Agora, distribuir cópias da Sentinela, discutir suas crenças em público, ou mesmo realizar cultos em uma sala de reuniões tornou-se um crime.

O relatório da USCIRF afirma que as violações da liberdade religiosa estão ficando mais comuns e mais graves. A comissão também chamou atenção para três questões de grande preocupação:
• ISIS continua com o genocídio e a violência sectária no Oriente Médio.
• Ameaça de violência contra cristãos coptas no Egito.
• Leis de blasfêmia em países como o Paquistão.

Lista completa de países de preocupação especial, nível 1:
1 - Birmânia
2 - China
3 - Eritréia
4 - Irã
5 - Coréia do Norte
6 - Arábia Saudita
7 - Sudão
8 - Tadjiquistão
9 - Turcomenistão
10 - Uzbequistão
Passaram a integrar a lista em 2017:
11 - República Centro Africano
12 - Nigéria
13 - Paquistão
14 - Rússia
15 - Síria
16 - Vietnã

_____
Com informações de Christianity Today.

Comentários