Filósofo cristão, Alvin Plantinga recebe prêmio por revolucionar relação entre religião e filosofia


Alvin Plantinga, professor aposentado da Universidade de Notre Dame que foi pioneiro na 
defesa do teísmo como uma séria posição filosófica nos círculos acadêmicos, foi o vencedor do Prêmio Templeton 2017. 

Começando seu trabalho na década de 1950 e influenciado pelo calvinismo holandês, o filósofo norte-americano contrapôs a suposição acadêmica de que a fé não tinha espaço na academia. Seus estudos revolucionaram a visão sobre a relação entre religião e filosofia. 

Segundo o presidente da Fundação John Templeton, Heather Templeton Dill, o prêmio foi concedido a Plantinga por seu reconhecimento de que “não só a crença religiosa não estava em conflito com um trabalho filosófico sério, mas que poderia fazer contribuições cruciais para resolver problemas perenes na filosofia”.

Em resposta ao recebimento do prêmio, no valor de 1,4 milhões de dólares, Plantinga disse que espera que a notícia “encoraje os jovens filósofos, especialmente aqueles que trazem perspectivas cristãs e teístas sobre seu trabalho, para uma maior criatividade, integridade e ousadia”.

Ex-presidente tanto da Sociedade de Filósofos Cristãos quanto da Associação Filosófica Americana, Plantinga tem 84 anos e agora figura entre Billy Graham, Chuck Colson, Bill Bright, Madre Teresa e outras personalidades a receber o Prêmio Templeton por sua contribuição espiritual para o mundo.

Entre as obras do filósofo estão Argumento Evolucionista Contra o NaturalismoConselho aos Filósofos CristãosA Confusão de DawkinsSobre o Academicismo CristãoSofisticação Intelectual e Crença Básica em Deus e Teísmo, Ateísmo e Racionalidade.

Para os interessados no assunto, em maio Ultimato lança Os Territórios da Ciência e da Religião, sétimo volume da série Ciência e Fé Cristã, em parceria com a Associação Brasileira de Cristãos na Ciência. O livro apresenta o estudo do professor de História da Ciência Peter Harrison sobre as mudanças nas relações entre os campos do estudo científico e da vida religiosa desde a antiguidade até hoje. Outro lançamento será Criação e Evolução: Precisamos Escolher?, de Denis Alexander.

Comentários