quarta-feira, 26 de abril de 2017

Seminário debate contribuições da Reforma Protestante para a educação, ciência e cultura


Começou ontem e vai até o dia 27 de abril o Seminário Internacional sobre os 500 anos da Reforma Protestante. Promovido pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) em parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie, o encontro acontece de forma simultânea nas duas universidades, abordando as contribuições da Reforma nos campos da educação, ciência e cultura. 

O evento reune pesquisadores das mais diferentes áreas para refletir e discutir como o movimento religioso e teológico, nascido no contexto universitário, impactou e transformou o mundo inteiro através da arte, cultura, educação, ciência, mas, principalmente, intensificou o processo de consciência individual e construção da assim chamada modernidade.

“Queremos debater não somente os aspectos no âmbito estritamente religioso, mas ampliar essa abordagem. A Reforma teve impactos sociais, econômicos, culturais e também educacionais, que é o nosso caso, até porque ela nasceu dentro de uma universidade, através de um professor universitário", explicou Marcos Fernando Ziemer, reitor da Universidade.

A programação é extensa e conta com diversas atividades, como conferências, painéis e mesas temáticas, comunicações orais e atividades culturais voltadas para o debate interdisciplinar. Dentre as principais atividades estão as conferências sobre a “Reformar Luterana”, com o Dr. Walter Altmann da Escola Superior de Teologia; “Lutero e sua Influência na Bioética”, com o Dr. José Roberto Goldim do Hospital de Clínicas de Porto Alegre; e “A Justificação por Graça e Fé: a ideia central da Reforma e sua articulação com a cultura”, com o Dr. Ricardo Willy Rieth, Vice-reitor da Ulbra.

Ultimato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Receba no seu e-mail informações de Presentia

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...