Correios comemora 500 anos da Reforma com selo

No dia 13 de abril os Correios do Brasil lançarão um selo e um carimbo comemorativos dos 500 anos da Reforma Protestante. Produzido em parceria com o serviço postal da Alemanha, o material será quase igual nos dois países.
O selo trará o retrato de Lutero com os dizeres “No princípio era a palavra” em português e  alemão e na parte de baixo a inscrição “500 anos da reforma brasil 2017”. A imagem escolhida é a mesma para as duas edições. É obra do pintor alemão Ernst Wilhelm Hildebrand, que retrata Martinho Lutero diante do imperador na Dieta de Worms.
Ambos os carimbos estamparão a Rosa de Lutero, símbolo tradicional que era utilizado por Lutero para autenticar suas cartas e obras. Na versão brasileira há o texto “500 anos da reforma luterana” e, abaixo, “ Correios, Brasília-DF, 13.04.2017, 1º Dia de Circulação”.
A página de filatelia do site dos Correios anuncia que o lançamento será feito em cerimônias especiais nas cidades de Brasília/DF, Porto Alegre/RS, Cuiabá/MT, Curitiba/PR e Marechal Cândido Rondon/PR. Após o lançamento oficial, em 13/04, os produtos poderão ser adquiridos na loja virtual dos Correios.
Esta é a segunda vez que os Correios prestam homenagem a Lutero. Em 1983, foi lançado um  selo alusivo aos 500 anos do nascimento de Martinho Lutero.

Vaticano também lançará selo

O Estado da Cidade do Vaticano possui um escritório filatélico que, a cada ano, emite selos dedicados a eventos particulares relacionados com os pontífices reinantes, com os santos e com eventos maiores da história da Igreja.
Curiosamente, a figura escolhida para 2017 é Martinho Lutero, que foi julgado como herege e excomungado em 1521 pelo papa Leão 10. Na esteira da aproximação de Francisco com os luteranos, a filatelia vaticana emitirá um selo que recorda os 500 anos da Reforma Protestante.

Comentários