APRENDENDO COM A ARTE DE VITALINO

Resultado de imagem para mestre vitalino
Vitalino faleceu em 20 de janeiro de 1963

No ano do centenário do nascimento do Mestre Vitalino, ouvi Lucas, então com 5 anos de idade, cantando: “Tudo começou no Alto do Moura, no ano de 1909 nasceu Vitalino...”. O comportamento de Lucas revelava o valor de um artista do povo o Mestre Vitalino, um artesão que deu forma ao barro e fama aos bonecos de barro que ficaram conhecidos como “bonecos de Vitalino”.

Vitalino Pereira dos Santos “deu alma e vida ao barro transformando-o em matéria-prima e sobrevivência para sua família”. Aquele artesão tomava uma massa de barro ainda disforme e a manipulava com seus habilidosos dedos, uma leve pressão aqui, outra mais intensa lá, e o boneco começava a ganhar forma.
 
A história de Vitalino e sua arte é uma excelente figura daquilo que somos nas mãos de Deus, isto porque, como escreveu o profeta Isaías: “Senhor, nós somos o barro e tu o nosso oleiro, e todos nós obra das tuas mãos” – (Isaías 64.8).

Ao comparar o ser humano ao barro nas mãos de Deus – o Santo oleiro – o profeta Isaías nos ensina alguns princípios:

1 – Devemos ser mais humildes, afinal de contas, somos apenas barro nas mãos do Supremo Oleiro.

2 – Devemos ser mais simples, porque somos apenas “bonecos de Vitalino”, ou melhor, “bonecos de barro”.

3 – Devemos ser maleáveis, pois esta é a melhor maneira de ser moldados por Deus segundo o seu Eterno propósito.

4 – Devemos ser mais obedientes, afinal de contas, fomos moldados pelo Deus Eterno e pertencemos a Ele, sendo assim, vivamos para a glória Daquele que nos criou. 

Pr. Calvino Rocha

Comentários