ESPECIAL - O sentido do Natal


Resultado de imagem para Jesus natal
O que você sabe sobre o Natal? Não tenho dúvida alguma de que para muita gente a palavra Natal as remete a uma série de imagens: Presentes bem embalados, árvore enfeitada, confraternização na empresa, família reunida ao redor de uma farta mesa, ruas enfeitadas e lojas abarrotadas.

Será que estas imagens que povoam o imaginário popular, representam o verdadeiro Natal? Será que estas imagens apontam para o verdadeiro sentido do Natal? A confusão sobre o Natal é tão grande que, certa vez, vi um motel enfeitado para o Natal, um verdadeiro contraste, afinal de contas, o nascimento de Jesus aponta para o eterno projeto de Deus que tem como objetivo transformar o nosso coração.

Por que celebramos o Natal, já que Papai Noel não vem colocar um presente no “sapatinho na janela do quintal”, Jesus não nasceu em 25 de dezembro e não existe nenhum mandamento na Bíblia para que o façamos?

Queridos, nós celebramos o Natal simplesmente porque Jesus nasceu e isto é mais do que suficiente para nós cristãos. Preciso dizer que não se faz necessário encontrar um mandamento explícito na Bíblia para nos sentirmos motivados a celebrar o Natal, basta que saibamos que em Jesus, Deus visitou a humanidade com sua graça nos oferecendo a oportunidade de nos reconciliarmos consigo mesmo e de gozarmos paz e alegria, afinal de contas qual o conteúdo da mensagem natalina anunciada pelo anjo, segundo o registro do evangelista Mateus? “Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles” – (Mt 1.21).

Entendo que para celebrarmos o Natal não precisamos de mesa farta, roupas novas, nem mesmo de presentes, precisamos apenas de Jesus e Ele nos foi dado. Jesus é o presente de Deus para a humanidade, portanto, se você quiser ter um feliz Natal, você precisa apenas daquele que nasceu para mudar a nossa história com a sua graça. Feliz Natal!

Pr. Calvino Rocha

Comentários