Alemanha: Igrejas protestantes realizam cerimônias de oração após atentado terrorista

Imagem redimensionada
Berlim está em estado de choque e em luto pelo atentado da noite de ontem na cidade, quando um caminhão se lançou contra uma multidão em uma feira de Natal. Hoje, uma série de cerimônias religiosas estão previstas.

Está programado a abertura de um livro-registro das condolências na Gedächtniskirche, a “igreja memorial” evangélica na Praça Breitscheid, onde se encontra a feira natalina.

“Esta igreja é o símbolo da agressão à humanidade”, disse à ZDF o bispo Markus Droege, da “igreja memorial”. A Praça Breitscheid é um ponto de encontro tradicional dos berlinenses. No seu centro, fica a ruína da igreja da recordação, construída no final do século XIX pelo então imperador Wilhelm III em memória do seu avô. O templo se tornaria, pouco mais de meio século depois, o principal memorial da Segunda Guerra Mundial. As ruínas da igreja foram preservadas intencionalmente como um símbolo da ferida deixada para sempre pela guerra.

O Presidente da Igreja Evangélica na Alemanha (Ekd), o bispo bávaro Heinrich Bedford-Strohm, “como muitas pessoas na Alemanha e no mundo, se uniu em oração pelas vítimas do terrível ato de violência”, como escreve. “Estamos todos chocados por esta violência brutal e sem sentido. Assim, muitas pessoas inocentes morreram; posso imaginar a profundidade da dor das famílias das vítimas”.

Na igreja-memorial, às 18h, será celebrado um serviço fúnebre em memória dos mortos e para reafirmar o valor da humanidade. A Igreja Evangélica na Alemanha (Ekd) reúne as diferentes confissões protestantes no país.

Pelo menos 12 pessoas morreram e 20 ficaram feridas no atentado, que até o momento não foi reivindicado.

Fonte: Rádio Vaticano

Comentários