O Rebanhão Voltou - Show 35 anos

O Rebanhão, sucesso na música evangélica nos anos 80, voltou aos palcos com grande estilo para gravar o seu DVD comemorativo dos 35 anos de formação. A banda revolucionou a música cristã, incorporando ritmos diferentes e letras inovadoras, até então pouco comuns nas igrejas. “Fomos precursores de um novo som, de uma linguagem contemporânea, uma linguagem conectada com os anseios dos jovens, que queriam experimentar a vida com Deus de maneira mais próxima e informal”, explica Carlinhos Félix, vocalista do Rebanhão.
O DVD “Rebanhão – 35 anos” vai ser gravado em novembro, no Rio de Janeiro. O grupo vai subir ao palco com sua formação clássica, que, após a morte do fundador, Janires, se consolidou com Carlinhos Félix, Pedro Braconnot e Paulo Marotta.
O tecladista Pedro Braconnot, que liderou o Rebanhão em sua última fase, explica que o desejo de retomada sempre esteve no coração de todos os integrantes da banda.
O show de gravação foi na ADVEC da Penha (Sede), igreja do Pr. Silas Malafaia no Rio de Janeiro, e mesmo com muita chuva caindo na cidade maravilhosa o público marcou presença em peso. O repertório foi do mais abrangente mesclando todas as fases da banda, incluindo músicas que fizeram sucesso em todo o país, como “Baião”, “Primeiro Amor” e “Nele a gente pode confiar”.

Um Pouco Mais

A trajetória do Rebanhão é apontada como o marco inicial do movimento que deu origem à chamada música gospel brasileira. A banda é pioneira no rock cristão brasileiro: “o estilo ‘Rebanhão’ de ‘cantar para Deus’ fez história não só pelo sucesso e adesão dos jovens, o que já havia acontecido nos anos 70 com conjuntos musicais. Ele foi marcado pelo rompimento radical com o estilo tradicional musical evangélico. Radical aqui significa a adoção de ingredientes considerados profanos para a musicalidade religiosa evangélica: postura cênica, visual dos músicos, linguajar, apresentação no estilo espetáculo (Rebanhão foi o primeiro grupo evangélico a se apresentar em casas de show, como o Canecão, no Rio de Janeiro)”, afirma a pesquisadora Magali do Nascimento Cunha. O destaque do Rebanhão no cenário da música cristã brasileira pode ser constatado também pela inserção do verbete “Rebanhão” no Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira, uma das principais obras de referência para os estudiosos da música no país.

Comentários