ESPECIAL III ENCONTRÃO - Parte IV - O disco Vinil

O disco de vinil surgiu no ano de 1948, tornando obsoletos os antigos discos de goma-laca de 78 rotações - RPM (rotações por minuto) -, que até então eram utilizados.

Os discos de vinil são mais leves, maleáveis e resistentes a choques, quedas e manuseio (que deve ser feito sempre pelas bordas).
O primeiro LP (Long Play) evangélico gravado
no Brasil foi
"Mensagem Musical
Boas Novas"
 em 1958
por Luiz de Carvalho (
Luiz de Carvalho(Bauru, 16 de maio de 1925)
é um evangelista e cantor de música cristã,
também fundador da gravadora Bompastor,
uma das mais antigas dedicadas à música cristã)
Mas são melhores, principalmente, pela reprodução de um número maior de músicas - diferentemente dos discos antigos de 78 RPM - (ao invés de uma canção por face do disco), e, finalmente, pela sua excelência na qualidade sonora, além, é lógico, do atrativo de arte nas capas de fora.

A partir do final da década de 1980 e início da década de 1990, a invenção dos compact discs (CD) prometeu maior capacidade, durabilidade e clareza sonora, sem chiados, fazendo os discos de vinil ficarem obsoletos e desaparecerem quase por completo no fim do Século XX.

O RETORNO DOS QUE NÃO FORMAM

Fetiche? Saudosismo? Nada disso. A opinião do dono da Polysom, a única fábrica de vinil em atividade na América Latina, vai de encontro aos números. E os números, dizem alguns, não mentem.
Resultado de imagem para disco vinil Janires
Janires gravou o primeiro disco
evangélico ao vivo
O Brasil está há quatro anos empilhando crescimentos na venda de discos de vinil – nessa temporada, tudo indica que o aumento deve bater na casa dos 60%. Nos EUA, o mercado do vinil em 2014 deve crescer 47,5% em relação ao ano passado.

No Reino Unido, as vendas estão perto de atingir o seu melhor nível em duas décadas – e não devido a alguma reedição dos Beatles ou edições de luxo de David Bowie, mas por conta de artistas dos anos 2000 como Jack White e Arctic Monkeys, que, juntos, impulsionaram boa parte das quase 800 mil unidades vendidas desde o início do ano.
Resultado de imagem para disco vinil Mel rebanhão
O Long Play Mais doce que o Mel ganhou Disco de Ouro
pela vendagem de 150 mil cópias, fato inédito até então no meio evangélico
“Os discos de vinil podem ter sido considerados subprodutos de uma época superada, mas, na verdade, representam um formato em expansão, que faz um verdadeiro retorno em plena era digital”, defende o porta-voz da British Phonographic Industry (BPI) Lynne McDowell, que representa a indústria musical britânica.

O QUE O TERCEIRO ENCONTRÃO TEM A VER COM TUDO ISSO?

“A vida não é o que se viveu, mas sim o que se lembra, e como se lembra de contar isso.” Essa frase é de Gabriel Garcia Márquez, nos leva a refletir sobre a importância de recordações que de fato podem fazer bem e como repassamos isso de geração em geração...

Voltar no tempo através de canções pode nos levar ao futuro? Como???

O artista Salvador Dalí, em umade suas obras mais conhecidas “A persistência da Memória”, que mostra um relógio derretendo. E é sobre isso que trata a V imagem do III Encontrão que traremos amanhã...
Acompanhe nossas postagens e vamos descobrindo juntos...

Comentários