Marcelo Gualberto - O QUE É O EVANGELHO?

Vivemos dias de grande confusão quando o assunto é o conceito de Evangelho. A verdadeira mensagem do Evangelho anda longe dos púlpitos. Infelizmente, muitas mensagens pregadas por aí, não passam de mensagens de auto ajuda, embrulhadas com algumas promessas da Palavra de Deus, completamente fora dos seus contextos.
Para entendermos o que é Evangelho, indispensável se faz saber O QUE NÃO É EVANGELHO.
* Evangelho não é um jogo com Deus do tipo "toma lá da cá". (Eu oferto e Deus me abençoa.)

* Evangelho não é religião. (Sou religioso, por isso vou para o céu.)
* Evangelho não é uma história contada por evangélicos. 
* Evangelho não é um um conjunto de usos e costumes de uma determinada igreja. (Faça isso. Não faça aquilo.)
* Evangelho não é um produto para ser comercializado e consumido dentro e fora das igrejas chamadas cristãs. 
* Evangelho não é um amuleto contra doenças, tragédias e problemas de qualquer natureza. (Venha ser feliz e ter uma vida sem tribulação.)
* Evangelho não é fruto de uma ideia humana. (Não foi inventado por Lutero, Calvino, Wesley, Santo Agostinho, São Francisco de Assis, etc.) 
* Evangelho não é uma filosofia ou estilo de vida voltado para o misticismo.

A palavra grega para evangelho foi usada para descrever as "boas notícias" da vitória militar trazida por um mensageiro ao seu comandante. Posteriormente passou a significar uma mensagem "boa". O Novo Testamento usa essa mesma palavra para descrever o conceito de Evangelho, a "Boa Nova" de grande alegria, anunciada pelo anjo aos pastores.
* Evangelho é Boa Notícia de salvação para o homem perdido. Lucas 2:10 e 11

* Evangelho é a história de como o homem pecou e o enorme esforço e envolvimento que Deus se submeteu para resgatá-lo. João 3:16
* Evangelho é o poder de Deus para a salvação do homem. Romanos 1:16
* Evangelho é ... "Cristo morreu pelos nossos, segundo as Escrituras, foi sepultado e ressuscitou dos mortos no terceiro dia ... " 1 Corintios 15:1 a 4
* Evangelho é favor de Deus, não merecido pelo homem. Efésios 2: 8 a 10
* Evangelho é Jesus, Deus conosco, Deus feito gente, Deus encarnado por amor ao homem. Mateus 1:23
* Evangelho é boa notícia para aquele que crê e terrível notícia para aquele que não crê. João 3:18 e 36
* Evangelho é um convite de Jesus ao homem cansado e sobrecarregado. Mateus 11:28

ATENÇÃO: "... ainda que um anjo do céu vos anuncie outro evangelho, seja anátema (maldito) ... " Gálatas 1:8
Por isso mesmo, 

* malditos são aqueles que transformam o Evangelho num produto de consumo;
* malditos são todos que barateiam a mensagem do Evangelho para terem igrejas cheias;
* malditos são todos que vão além do Evangelho e abusam espiritualmente das pessoas, colocando sobre elas um fardo que não precisa ser carregado.
* malditos todos que vendem bençãos em nome do Evangelho, comercializam a fé e fazem de grandes ou pequenas igrejas, grandes negócios.
* malditos são os enganadores, falsos cristos, falsos apóstolos e falsos mestres que dizem ser Jesus o único caminho, mas "cobram pedágio" do pecador.
* malditos são aqueles que, em nome do Evangelho, promovem a guerra ao invés da paz; 
* malditos são os que, em nome do Evangelho, buscam a fama e o poder a qualquer preço;
* malditos são os que ensinam o uso de sal grosso, sabonete santo, folha de arruda, lenço ungido, água do Jordão, chave santa, como parte do Evangelho e do culto a Deus.

Marcelo Gualberto
Dir. Ex. da MPC do Brasil

Comentários