Smith revela inspiração em avó para interpretar cristão em “Concussion”

O ator Will Smith, famoso no Brasil pelo papel principal na série “Um Maluco no Pedaço”, exibida por anos pelo SBT, está em cartaz novamente nos EUA.
Smith interpreta o médico cristão Bennet Omalu no filme “Concussion”, que documenta a busca incansável da verdade por este nigeriano-americano, que descobriu o risco de danos cerebrais de longo prazo a que estavam expostos os jogadores da NFL (principal liga de Futebol Americano dos EUA).
Omalu popularizou-se por revelar tal risco, inerente ao esporte mais popular americano, devida aos frequentes “choques” entre os jogadores durante as partidas. E tão logo anunciou a forte incidência de Encefalopatia Traumática Crônica (ETC ou CTE, na sigla em inglês) em ex-jogadores, teve que lidar com a NFL – diretamente prejudicada com tal revelação – e com a forte repercussão do caso.
O médico (patologista forense) disse em entrevista ao Christian Post que sua fé o ajudou a ter coragem para desvelar este “segredo” e enfrentar a poderosa NFL:
“Através de Will Smith você vê vislumbres de minha fé no filme. Minha fé em Deus e a crença de que Deus nos chama a ser forte e corajoso”, disse.
Já Smith, para viver o médico no cinema e transmitir com veracidade a força de sua fé, apoiou-se em sua própria experiência religiosa pregressa. Criado em lar Batista, Smith revelou que o testemunho de fé de sua avó foi de suma importância para sua interpretação.
“Minha avó era realmente a minha ligação com Deus. Ela foi minha professora espiritual (…). A pessoa mais correta espiritualmente que já conheci em toda a minha vida. A tal ponto que, quando ela estava morrendo, parecia feliz, como se estivesse realmente animada para ir para o céu.”, contou Smith.
Mas o ator sentiu dificuldades em outra área durante as gravações, a ciência. Para capturar Omalu na tela, ele precisou entender algumas coisas de patologia forense.
“Com Bennet, a parte científica foi uma nova adição, porque minha avó não era uma mulher da ciência; você sabe, ela era uma mulher de espiritualidade, da Bíblia”, declarou Smith.
O ator precisou mesclar suas experiências de fé com estudos sobre a ciência, pois Omalu é conhecido por destacar a inexistência de uma linha que separe ambas: “A Ciência e a América foram fundadas sobre a verdade, e a nossa fé busca a verdade”, disse Omalu.
O roteiro do filme inspirou-se na reportagem “Game Brain”, da revista GQ, que relatou a descoberta do Dr. Omalu e as retaliações da NFL.
O médico revelou ter ficado satisfeito com o resultado final do filme e elogiou Smith por sua interpretação.
Assista ao trailer do filme, que estreou no dia 25 de dezembro nos Estados Unidos e tem previsão de estreia no Brasil para março de 2016:

gospelprime

Comentários