Igrejas reinventam natal com personagens de Star Wars

Igrejas reinventam natal com personagens de Star Wars
O novo filme da série Star Wars, “Episódio 6: O Despertar da Força”, será lançado mundialmente nesta quinta (17). É a temporada de Natal, onde os cinemas acabam atraindo um público maior que a média no restante do ano.
Algumas igrejas americanas também querem atrair pessoas para seus cultos natalinos e decidiram “mesclar” as duas coisas. O resultado são presépios com os personagens da saga no lugar das tradicionais figuras de José, Maria e até Jesus.
Na cidade de Morristown, Nova Jersey, a Liquid Church, uma das igrejas que mais crescem no estado, realizará o “Natal cósmico”. Além do presépio vivo com a princesa Leia, Han Solo, Chewbacca, além dos androides C3PO e R2D2, serão três semanas com o sermão focado nos paralelos entre a mitologia de Star Wars e os princípios cristãos.
No estado de Illinois, a igreja United Community Church, de Middletown, está recontando a história de Natal através de um concurso com a temática de Guerra nas Estrelas. A Christian Church da cidade de Clarendon Hills, no mesmo estado, está apostando que a estratégia atrairá pessoas “que estão mais familiarizados com a saga “Star Wars” que com os dois primeiros capítulos do Livro de Lucas”.
Essas são apenas três dos muitos exemplos de igrejas que estão tentando passar a mensagem do significado do nascimento de Jesus através de elementos da cultura pop.
Tim Lucas, pastor principal e fundador da Liquid Church, de Nova Jersey, explica: “Não há regras dizendo que o culto na igreja precisa ser monótono. Um dos nossos valores fundamentais é que ‘igreja é algo divertido’. Queremos aproveitar a excitação em torno do filme ‘Star Wars’, e atrair novas pessoas para ouvirem sobe Jesus Cristo”. A expectativa é que pelo menos 7.000 pessoas ocuparão os bancos da igreja nos cultos do “Natal cósmico”.
Lucas conta que desde criança é fã de ‘Star Wars’ e a inspiração para o presépio deste ano veio de uma brincadeira que ele fez na infância. Ele substituiu as figuras no presépio de sua casa pelos bonecos do filme. Para ele, faz sentido o paralelo. “O centro na mensagem de Star Wars é um reflexo da batalha espiritual. Bem contra o mal, luz contra trevas… isso é algo com o que todos nós podemos nos identificar”, argumenta.
Já a United Community Church acredita que usar elementos do cinema é uma ótima maneira de envolver as crianças. “O que estamos tentando fazer é recontar a história dos Reis Magos, que são como nossos cavaleiros Jedi. Eles foram curiosos sobre a nova luz que veio ao mundo”, defende Laura Crow, diretora de educação da igreja.
O pastor Matthew Rogers, líder da Christian Church de Clarendon Hills disse que estava procurando por ‘algo novo’ para o Natal em 2015. “Foi quando a ideia de colocar ‘Star Wars’ me ocorreu”, conta.
“As conexões sugiram imediatamente quando comecei a pensar sobre isso… Queremos que as pessoas que gostam de ‘Star Wars’ e estão curiosas sobre os paralelos com a história do Natal venham aos nossos cultos e ouçam as mensagens. É uma boa oportunidade para se convidar um amigo não-crente para ir à igreja”, finaliza.
Contudo, a iniciativa gerou muitas críticas de outros pastores. Uma das mais contundentes foi a feita pelo conhecido pastor Rick Warren, da igreja Saddleback, na Califórnia. Ele rejeita a ideia que a “força” mencionada nos filmes possa ser comparada com o Deus da Bíblia.
“Essa é uma força impessoal, que podemos controlar pela nossa própria vontade… Isso é totalmente diferente do caráter de Deus. A verdade é que Deus tem todo o poder. Ele quer lhe dar o melhor para sua vida… Mas a chave é que você precisa obedecer a ele e não o contrário”, escreveu ele em seu blog pessoal. 
gospelprime/Com informações de WND

Comentários