Calvino Rocha - IMPERDOÁVEL?


Você conhece Louis Zamperini? Caso não conheça, alugue o DVD “UNBROKEN” um filme de Angelina Jolie que conta um pouco da história desse atleta olímpico que serviu as forças armadas Norte-Americanas durante a Segunda Grande Guerra Mundial.
Certo dia, enquanto viajava numa operação de resgate, o avião de Zamperini caiu. Ele e dois companheiros sobreviveram ao acidente. Passaram mais de 47 dias à deriva no meio do oceano numa boia. Num dos momentos mais dramáticos ele fez uma oração dizendo que se Deus o guardasse ele iria dedicar a sua vida ao Senhor. 
Um dos seus companheiros morreu e, depois que a morte já mostrara a sua face mais horrenda, Zamperini e seu companheiro foram resgatados pela marinha japonesa que os conduziu a um campo de prisioneiros onde ele se tornou a vítima preferencial de um militar japonês chamado Watanabe que o torturou severamente.
Felizmente, a guerra acabou e Louis Zamperini pôde voltar pra casa, mas ele não voltou do mesmo jeito. Tinha pesadelos constantes com os japoneses contra quem derramava todo o seu ódio. Por causa dos traumas no campo de prisioneiros, Zamperini se refugiou no álcool e, a cada dia, ficava mais abatido e deprimido. A sua esposa conheceu Jesus numa cruzada de Billy Graham e o incentivou a participar de um dos cultos daquela cruzada evangelística.
Em 1949, Zamperini foi à cruzada Billy Graham onde ouviu o pregador falar sobre algo que o fez lembrar-se da oração feita naquele bote no meio do oceano, onde ele dissera que se Deus preservasse a sua vida ele O iria servir. Daquele dia em diante a vida de Louis Zamperini, transformado pela graça salvadora, se tornou outro homem.
Salvo pela graça, ele decidiu perdoar os seus algozes e nunca mais teve os pesadelos que o atormentavam. Posteriormente ele se envolveu com um ministério evangelístico apoiado por Billy Grahan e decidiu visitar o Japão e procurar os antigos guarda japoneses que controlavam o campo de prisioneiros para perdoá-los. Infelizmente, Jolie omitiu a jornada espiritual de Zamperini no seu filme, mas o livro “Invencível” narra tais fatos com riqueza de detalhes.
A história de Louis Zamperini é muito bonita e ensina uma lição que não pode ser desprezada por nenhum de nós. Aqueles que conhecem o Senhor Jesus devem obedecer aos seus mandamentos e, portanto, precisam perdoar os imperdoáveis. Precisam perdoar aqueles que os ofenderam. Precisam perdoar aqueles que os feriram e os decepcionaram. 


Pr. Calvino Rocha

Comentários