MARCELO GUALBERTO - IGREJA: NOIVA DE CRISTO OU "GAROTA DE PROGRAMA"?

* Há quem pague para usar a igreja em benefício próprio: "pagam o condemônio ou condomínio" em dia (dízimo) e exigem seus direitos como bons programas nos domingos à noite, sempre variados e divertidos. Nesta categoria estão incluídos os evangélicos nominais, domingueiros e membros não convertidos.
* Há quem se vende para ser usado pela igreja: se sujeitam a tudo e a todos, violentam as suas próprias consciências por causa de dinheiro. Esta classe é formada por obreiros e obreiras, que já abriram mão de seus valores e princípios, e que se sujeitam cegamente a pessoas inescrupulosas por causa do bem material.
* Há quem não tem compromisso com a igreja, não para de criticá-la, mas vive dela. Nesta categoria estão incluídos cantores e cantoras, bandas e afins, com raras exceções, que vivem da igreja, não fazem nada pela igreja, a não ser que sejam pagos, não estão inseridos na igreja, não se submetem a nenhuma igreja e ainda falam mal da igreja.
* Há também aqueles que não gostam da igreja, não fazem nada em prol da igreja, mas não conseguem viver sem ela. Criticam as igrejas mas não estão dispostos a se sacrificarem em favor de uma igreja melhor. Nesta categoria se encontram principalmente filhos de crentes, membros de igreja de direito e "desigrejados" de fato, que frequentam a igreja para agradar a família ou para aplacar um sentimento de culpa, e aproveitam os almoços de domingo para serem os piores críticos da igreja.
. 
Graças a Deus, no meio de tudo isso, o Espírito Santo vai preparando a Noiva, "... igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito ... ", para entregá-la ao Noivo, Jesus Cristo, nas Bodas do Cordeiro.
Desta festa ficarão de fora aqueles que se serviram da igreja como se ela fosse uma "garota de programa". A estes o Noivo dirá: "... não vos conheço; apartai-vos de mim todos vós que praticais a iniquidade ... "

" ... Senhor, Senhor, não temos profetizado em Teu nome? Em Teu nome não expulsamos demônios? E em Teu nome realizamos muitos milagres? (Em Teu Nome nos enriquecemos, fizemos tantas campanhas para levantamento de dinheiro (em benefício próprio), vendemos chaves, copinhos de água, sabonetes santos? Em Teu Nome fizemos o nosso nome, nos tornarmos famosos, e chegamos a cobrar 100.000,00 para uma apresentação musical? E em Teu nome brigamos por cargos, fizemos questão de todas as honrarias humanas? Em Teu nome frequentamos os cultos, fomos fiéis no dízimo e não poupamos críticas a tudo e a todos?) Então o Senhor dirá: nunca vos conheci ... "
"Nem todo aquele que me diz Senhor, Senhor, entrará no Reino dos Céus" Mateus 7:21

MARCELO GUALBERTO 
DIRETOR EXECUTIVO DA MPC BRASIL
PASTOR PRESBITERIANO

Comentários