Medalhão da natação paralímpica dos EUA dedica vida a esportes e igreja


Curtis Lovejoy já disputou cinco Paralimpíadas, é também diácono da Igreja Batista de Mount Carmel, em Atlanta (EUA).
Chega a ser difícil priorizar um ou outro feito na vida do atleta, que compete nas classes S2, SB (peito) e SM2 (medley), para pessoas com limitações físico-motoras. Vítima de uma batida de carros em 1986, aos 36 anos, ele sofreu uma grave lesão medular. Hoje, aos 58, treina focado em buscar novas medalhas no Rio-2016. 

O currículo do americano causa inveja em qualquer esportista. Entre as Paralimpíadas de Atlanta (1996) e Londres (2012), ele faturou oito medalhas, sendo quatro ouros, três pratas e um bronze, com direito a recordes mundiais.

Mas também impressiona a sabedoria com que Curtis soube conduzir a vida depois de se tornar um tetraplégico incompleto. Em outras palavras, ele consegue mover braços e ombros, mas tem limitações nas mãos e nas pernas.

– Depois do acidente, eu resolvi aprender a nadar. Comecei a treinar todos os dias e entendi como posicionar as mãos corretamente. Imitava um golfinho – contou Lovejoy, ao LANCE!.

A deficiência não o impediu de fazer o que nenhum outro americano havia chegado perto de conseguir. Integrado ao esporte de alto rendimento, Lovejoy tornou-se em 2006 o primeiro campeão mundial do país em modalidades independentes.

Além da natação, em que foi ouro nos 150 metros medley e 50 metros borboleta naquele ano, ele triunfou na esgrima em cadeira de rodas (florete e espada). O esporte faz parte do programa olímpico, mas não está no Parapan.

– O mais importante é que eu me mantenho ocupado. Quando não estou nadando, pratico esgrima ou participo de grupos da igreja. Gosto de unir pessoas – disse Curtis, casado e pai de três filhas, sendo duas adotivas, e avô de um menino.

A trajetória religiosa começou em 1991. Além de executar as funções que cabem ao diácono, como auxiliar o bispo em rituais, ele lidera uma equipe de natação composta somente por membros da igreja.

Em Toronto, Curtis já conquistou uma prata no revezamento 4x50 livre de 20 pontos. Na última quinta-feira, Curtis Lovejoy ficou em oitavo lugar nos 150 metros medley SM1-4. Nesta sexta-feira, disputa a eliminatória dos 200 metros livre S1-5, às 9h20 (de Brasília).

BATE-BOLA

Curtis Lovejoy, nadador dos EUA, ao LANCE!

‘Natação me fez chegar a esse nível’

Como é nadar aos 58 anos?
(Risos). Tenho conseguido manter uma boa forma. A natação me fez chegar a esse nível. Faço muitos treinamentos, técnicas de relaxamento, alongamentos. Tenho todas as garantias oferecidas pelo Comitê Paralímpico americano.

Como é seu dia a dia?
Acordo às 5h e nado de 6h às 8h. Faço palestras de motivação e depois vou para o segundo treino, de 17h às 19h. Três vezes na semana, às terças, quartas e quintas, pratico esgrima.

QUEM É ELE

Nome
Curtis Lovejoy (58 anos)

Nascimento
13/5/1957, em Atlanta (EUA)

Maiores conquistas
Ouro nos 50m peito, prata nos 50 e 100m livre e bronze nos 200m livre (Atenas); ouro nos 50 e 100m livre (Sydney); ouro nos 50m peito e prata nos 50m costa (Atlanta). 

Fonte: Terra

Comentários