Cyellen Veloso - Perfeccionismo – Nada está suficientemente bom

Imagina só você ter um chefe que sempre cobra a perfeição. Alguém que consegue enxergar uma crítica em tudo o que você faz e praticamente não existe nenhum elogio ao seu esforço de acertar. Uma pessoa que para ela as coisas nunca estão suficientemente boas e até dá medo mostrar algum trabalho, pois você já sabe que será criticado Imagina como é conviver com alguém que tem uma idéia de perfeição na cabeça e não aceita que ninguém não consiga enxergar a mesma coisa. É terrível conviver com alguém assim, não é?

Agora imagine essa pessoa sendo você!

Nunca fui uma pessoa detalhista. No meu “campo de visão” vejo as coisas como um todo, como se fosse um mapa territorial sem mostrar o tamanho do rios, ou as pedras... bem, isso se torna complicado quando preciso conviver com algum perfeccionista porque é gerada uma pressão tão grande que vai além das minhas possibilidades.

Lamento informar, mas o perfeccionismo não tem nada de virtude, na verdade isso é uma imaturidade mental que conseqüentemente gera uma frustração sempre que olha um resultado. Alguns confundem o perfeccionismo com o comprometimento na qualidade. O perfeccionismo é opressor e causa desconforto, enquanto o comprometimento busca de forma racional fazer o seu melhor.

Uma pessoa perfeccionista não apenas traz uma grande pressão a si mesmo como acaba desgastando a energia das pessoas ao seu redor. Por exemplo, tenho um amigo que deixei de compartilhar meus projetos e desejos exatamente por conta disso, saturei de tantas cobranças e acabei deixando de lado. 
Quero sim, qualidade em tudo o que faço, mas tudo dentro de uma atmosfera realista.

O perfeccionista tem dificuldades em aprender, pois para ele a “aula”nunca é boa suficiente para o aprendizado, ele tem dificuldades em ser elogiado, pois nunca vai achar que foi bom, tem problemas com convivência, pois ninguém quer dividir sua vida com um cobrador de perfeição.

Bem, se você consegue enxergar o seu limite e o do outro e não se decepciona por causa da imperfeição, então você não é perfeccionista, no entanto se for o contrário, precisa treinar a maturidade de sua mente. 

http://rotinacrista.blogspot.com.br/

Comentários