Cyellen Veloso - 5 fatores que podem fazer de você um líder Pão com Ovo

Todo mundo quer ser líder, mas pouquíssimas pessoas sabem o que é. Algumas pessoas nascem com o poder de liderança e outras podem adquirir. É importante estar sempre motivado para sua equipe também estar. Sempre lembrando que uma equipe precisa sentir respeito por você, afinal, liderança não pode ser imposta, mas sim conquistada... e por ultimo: esqueça tudo o que eu falei agora.

Estou participando de uma maratona de palestras sobre liderança e ouvindo sempre a mesma coisa: o que um líder necessita fazer para ser líder? Quando na verdade a pergunta certa deveria ser: o que é ser líder?

Em meio a essa febre chamada Síndrome do Super Herói, dezenas de pessoas se veem no desejo de serem líderes e aí todos os dias são comprados manuais nas livrarias.

Pra começar, o que atrai uma pessoa para uma equipe é o propósito, o que faz a pessoa permanecer é a liderança. Olha o emprego aí, às vezes você até gosta do que faz, mas sua liderança é tão desqualificada que desmotiva e acaba pedindo demissão.
Então, como saber se você é um líder chinfrim?

1º Seu propósito é liderar

Se seu propósito é liderar, você começou errado (rsrs’). Líder atrai pessoas porque tem um propósito, ele tem uma visão e é tão apaixonado por ela que as pessoas querem estar perto e se contagiam com essa “paixão”. É a visão que faz o líder.
Então pense: Qual é o objetivo? Pra que reunir pessoas? Por que isso é tão importante? E ame, pois é isso que tornará você motivado todos os dias para trabalhar. Se você sonha mais em estar delegando do que conquistando, é melhor rever seus conceitos, chefe!

2º Você sente necessidade de bajular a equipe

Se você precisa elogiar todos os dias sua equipe, agradar e  trazer presentinhos, pode excluir todos do projeto. Afinal, eles não captaram a essência do seu propósito. (Aliás, isso abre um parênteses para reflexão: como sua equipe foi formada? As pessoas foram selecionadas conforme suas capacidades ou conforme o interesse delas em realizar o propósito? É uma troca de favores ou o compartilhamento de situações? Pense a respeito disso porque habilidades podem ser conquistadas todos os dias, vontades não! E a falta de vontade desmotiva)
Ou seja, o líder é como um imã. Ele atrai as pessoas que tem a mesma linha de raciocínio e interesses. Pessoas que se completam. Assim se forma uma equipe sadia e alinhada.

3º Você se sente o dono do pedaço

A equipe é sua, o território é seu e quem manda aqui é você! Beleza! Fique a vontade com sua falta de auto confiança. Um líder não sente a menor vontade de usar a faixa da destinação e ser apresentado a todos como o idealizador de tudo. Um líder se sente o membro da equipe que responde por todos, isso também inclui o fato de não achar que apenas ele tem as boas idéias. Lembra que eu falei que equipe é aquilo que todos estão alinhados? Pronto! Esse tópico se refere a essa situação.
Sua influencia é natural. Se você está ali para sentar no trono e “inspirar” as pessoas a fazerem tudo, então, você é apenas um subordinado ao conhecimento da equipe e não será nada sem eles. Todo líder é da equipe.

4º Você não entende o significado da frase: “Quanto mais líder, menos livre”

O tópico já fala por si.

5º O fato de guiar a música não quer dizer que você a compôs, muito menos que é capaz de tocá-la.

O maestro é o melhor exemplo disso. Ele guia a música que ele não fez e que ele não toca, e às vezes ele nem é o líder da orquestra, pode ser o clarinetista.

O líder sabe que não sabe de tudo. Ele não precisa ser o cara do cofre. Ser líder não tem nada a ver com a cadeira que você senta. Ele sabe que existem talentos, pra que existe gente que estuda economia? Administração? Marketing ou RH? Para assumir responsabilidades dessas. Então não pense que ser líder é obrigatoriamente deixar de fazer aquilo que sabe para viver em uma mesa grande e assinando papeis. Isso é ser burocrático e não líder.

E resumo, um líder não é formado por aquilo que faz, mas por aquilo que é. Ele causa influência e admiração sem precisar das técnicas de agradar, motivar e tudo mais. Isso é tão natural que faz parte dele. Mas acima de qualquer coisa, um líder é aquele que tem um proposto claro na mente e ama aquilo que deseja.

Quando sua visão está focada no objetivo, a liderança surge naturalmente. Então se quiser ser líder, tenha um propósito e seja!

http://rotinacrista.blogspot.com.br/

Comentários