Hellen Thainan - POR QUE NÃO TRANSFORMEI MINHA FOTO EM ARCO-ÍRIS?

O casamento gay legalizado nos EUA, me faz viver exatamente do mesmo jeito que eu vivia antes. Sem euforia, sem lamento, apenas apatia. Afinal o casamento é um contrato e todos são livres para se aprisionarem da maneira que escolherem. 

O que se vê é uma hipocrisia sem tamanho. Um casal gay vive junto há anos, constrói seu patrimônio. Juntos eles estudam, se esforçam, trabalham, mas não podem ser vistos como casal. Não têm esse direito porque a lei de um país que foi redigida em um dado contexto histórico/social não previa essa configuração. Assim, eles se separam ou um dos dois morre sem que o outro tenha nenhum direito sobre aquilo que foi construído. Isso de fato, precisa ser revisto no mundo todo.

Mas essa aprovação da Suprema Corte dos EUA, não foi revolução. No máximo desceu goela abaixo algo que de tão latente não podiam mais conter. O famoso "se não pode, junte-se a ele". Nada que seja digno de tanto estardalhaço, não fosse o apelo do marketing por trás disso tudo que torna qualquer propaganda de perfume, a epidemia viral da estação.

Alforria aos escravos foi ato revolucionário, conquista do direito do voto pelas mulheres foi um marco histórico. Hiroshima e Nagasaki, valeriam mudar a foto do perfil. Um impeachment no Brasil, a violência urbana, o mau trato aos animais... Ou por exemplo, vejo colegas acadêmicos compartilhando a decisão dos EUA de 5 votos a 4, mas ignorando o fato do corte milionário que a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) sofreu essa semana. Isso sim seria motivo mui digno de alterar foto de perfil, quiçá inverter o arco do arco-íris de tanta revolta. Até porque numa escala de 0 a 10, acho mais provável eu lutar para concluir meu mestrado que me casar nos EUA com alguém do mesmo sexo.

Ah, mas e a família tradicional? Muita gente se doeu porque os EUA é um país protestante. Bom, se é, apostatou há muito tempo! Aliás, quantos cristãos não apostataram de sua fé cedendo às modinhas que o mundo oferece? E você que enche a boca para criticar os homossexuais, não se sente incomodado em não fazer as devidas reflexões? Por que é tão fácil citar a passagem do livro de Levítico que condena a homossexualidade, enquanto se ignora no mesmo livro que é proibido:

- Comer carne de porco; (Lv 11.7)
- Comer camarão e outros frutos do mar; (Lv 11.12)
- Comer frutos de uma árvore que tenha menos de 3 anos; (Lv 19.23)
- Cruzar animais de raças diferentes; (Lv 19.19)
- Fazer tatuagens; (Lv 19.28)

É impressionante ver que até em uma demonstração singela no facebook das pessoas mudando a foto do perfil em nome do que elas entendem por "amor", gera discursos de ódio. E isso é reflexo de uma sociedade doente que se contaminou de tanta violência que não consegue mais sustentar o que ela própria argumenta como sendo sentido de bom. A mesma pessoa que muda a foto com as cores do arco-íris a favor da tolerância,é intolerante com quem não não muda e o taxa de homofóbico sem nem ao menos entender as razões dele não mudar. Tem tanta gente que muda a foto com as cores do arco-íris e não entende que o que aparentemente é conquista, na verdade é disfarce que por algum tempo vai ser bom para muitos, e que compense!

Hellen Thainan
bulanabula.blogspot.com.br/

Comentários