Pr. Calvino - ÁLBUM DE FAMÍLIA


Durante 32 anos, um retrato de Mary Todd Lincoln, ex-primeira-dama dos Estados Unidos da América, esteve pendurado na mansão do governador de Springfield, Illinois, assinada por Francis Bicknell Carpinter, um pintor famoso que viveu na Casa Branca durante seis meses em 1864.

A história por trás do retrato é comovente. Conta-se que Mary Todd encomendou um retrato ao pintor Francis Bicknel Carpinter para presentear o seu marido, o então presidente da república, Abraham Lincoln, mas ele foi assassinado antes que ela tivesse a oportunidade de lhe dar o presente.

A tela desapareceu e, ao ser encontrada, foi vendida aos descendentes do presidente que, comovidos com a história por trás da pintura, queriam guardar aquele quadro com carinho. No entanto, ao ser enviada, mais recentemente, para a restauração, a farsa foi descoberta.

O quadro e a história por trás da mesma eram uma farsa que tinha como objetivo fraudar a família de Lincoln. Surpreendentemente, os Lincolns não foram os únicos enganados pelos fraudadores. 

No entanto, o pior na história dos Lincolns pode ser encontrada nas biografias do 16º presidente dos Estados Unidos, assassinado no Teatro Ford em 1865. Os biógrafos do grande estadista, dizem que a maior tragédia na sua vida não foi o seu assassinado prematuro, mas o seu casamento com Mary Todd.

Mary Todd Lincoln era uma mulher destemperada e causava muitos transtornos e constrangimentos ao marido. Ela o detratava, tanto que, em certa ocasião, o chamou de gorila e até mesmo jogou café quente no rosto do marido na frente dos seus ministros. 

Anos depois da morte do presidente, em 1875, o seu filho, Robert Todd Lincoln, decidiu internar a mãe em um hospital para doentes mentais. 

Enquanto lia sobre a família do presidente Abraham Lincoln fiquei chocado ao perceber o quanto as pessoas podem impressionar os outros com os álbuns de família. Quem diria que os Lincolns passaram por tantos dramas?

Os retratos podem mostrar sorrisos, abraços, afeto, mas tudo isto pode ser uma farsa, pode ser algo superficial, simples encenação. Tragicamente, muitas famílias vivem os mesmos dramas dos Lincolns e camuflam os seus dramas ao invés de tentar tratá-los com o devido cuidado. 

Se revirarmos o seu álbum de família que histórias encontraremos? Histórias verdadeiras de afeto, carinho e amor ou simples encenação? 

A história dos Lincolns não pode ser transformada, segundo a nora do presidente, o seu filho Robert Todd Lincoln tentou fazê-lo, mas não o conseguiu. 
No entanto, a sua família ainda pode ter esperança, para tanto, você precisa incluir Deus na história da sua família e começar a reger a história do seu lar pelas Escrituras. 


Pr. Calvino Rocha
Presbiteriana de Campina Grande - PB

Comentários