Banda Catedral anuncia última turnê e o seu fim


Em vídeo, os integrantes da banda, Kim, Júlio Cézar e Guilherme Morgado anunciam que o CD e DVD dos 25 anos da banda será o último trabalho. 


Nesta sexta-feira, 22 de maio, os integrantes da Banda Catedral anunciaram em vídeo, que, a gravação do Cd e DVD em comemoração aos 25 anos da banda, que será gravado em Belém (PA) e em Recife (PE), será o seu último trabalho.

O último trabalho em vídeo que vai celebrar os 25 anos de carreira da banda, recebeu o nome de “Música Inteligente Ao Vivo 25 Anos”.

“Música Inteligente Ao Vivo 25 Anos” será o quarto trabalho ao vivo do Catedral em DVD. Os outros títulos já lançados são “Catedral 10 Anos Ao Vivo”, “Acima do Nível do Mar - 15 Anos” e “Catedral 20 Anos de Estrada Ao Vivo”. Além desses DVDs, a banda tem outro título, “Mais que Amigos = Irmãos”, em parceria com a banda Novo Som.

Catedral é uma banda brasileira de rock cristão, formada no Rio de Janeiro em 1988, conhecida por abordar nas letras de suas canções uma mensagem cristã positiva e popular, somada a temas como amor e política. Foi a banda de rock cristão mais notável no Brasil da década de 90, despontando no cenário religioso junto a outros grupos como Rebanhão, Oficina G3, Fruto Sagrado, Resgate e Katsbarnea.

Confira abaixo o vídeo de despedida da Banda Catedral:


História da banda


A banda foi formada inicialmente pelos irmãos Kim (voz, guitarra base e violão), Cézar (guitarra solo) e Júlio Cézar (baixo elétrico), junto com mais dois amigos, Guilherme Morgado (bateria) e Glauco Mozart (tecladista da banda até o terceiro LP, Catedral III). Tiveram sua origem na igreja presbiteriana de Nilópolis, Rio de Janeiro, tendo sua temática voltada totalmente para o mercado gospel.



Com menos de um ano de formada, e Júlio tendo apenas dezesseis anos, lançaram "Você", pela gravadora Pioneira Evangélica, de Guilherme, que alcançou o disco de ouro e ao longo dos anos vendeu muito bem, mostrando o potencial da banda. Em 1989, lançaram "Aos Ouvidos dos Sensíveis de Coração", pela gravadora Doce Harmonia, mostrando muito mais ousadia em suas letras, demonstrando seu descontentamento com as injustiças do mundo, explícito principalmente na faixa que fecha o trabalho, "Mundo vazio". Dois anos após a banda voltou a gravar pela Pioneira Evangélica, e lançou seu terceiro trabalho, "Catedral III", que consolidou a banda no meio evangélico. Durante este período o som da banda era bastante influenciado pelos grandes expoentes e precursores do rock cristão brasileiro, como Rebanhão, Exodus e Sinal de Alerta.



Em 1992, com cinco anos de carreira, o Catedral grava seu primeiro álbum ao vivo. Mesmo sem muita estrutura, a banda consegue novamente uma excelente vendagem, e isso os lança definitivamente como um ícone da música cristã no Brasil, marcando a primeira apresentação da banda em uma grande casa (o tradicional Canecão, no Rio de Janeiro). Este álbum foi intitulado "Catedral 5 Anos - Ao Vivo."



O último LP pela Pioneira Evangélica veio em 1993. O "Está Consumado I e II" foi um divisor na carreira da banda. Outro sucesso de vendas, mesmo sendo lançado para o mercado gospel, mostrava a vontade de popularização da banda. Em 1994, o Catedral chega à MK Publicitá, para ser um dos principais artistas da maior gravadora de música cristã da época. No mesmo ano a banda lança seu primeiro álbum pela gravadora, sendo o sexto na carreira. "Contra Todo Mal" mostra mais uma vez o lado político e crítico da banda, com algumas canções trazendo letras fortes e reflexivas, voltadas ao social, como "Rio de Janeiro a Dezembro", que demonstra a indignação da banda com a violência na cidade maravilhosa, ou então a música "Sempre comigo", que chegou a fazer parte da coletânea da MK Publicitá, "Louvor de Todos Nós", em que a banda mostra um estilo de música mais tradicional do meio musical cristão.



Em 1995 a banda lançou seu primeiro grande sucesso pela MK, "O Sentido", mostrando seu lado popular, mesmo dentro do mercado gospel (tendo inclusive gravado uma versão de "Catedral" de Tanita Tikaram). No ano seguinte, a banda realiza um mega show ao lado da cantora Marina de Oliveira na antiga casa de espetáculos Metropólitan ainda em divulgação do álbum "O Sentido" e já anunciando o disco que viria ainda naquele ano, o CD "Eterno" (que por sinal também com estrondoso sucesso), que seguiu com músicas românticas, sem deixar de mostrar o lado rock da banda. Este ano também foi marcado nascimento da primeira filha de Kim, chamada Karen.



Em 1997, a banda lançou seu segundo álbum ao vivo, "Catedral 10 Anos - Ao Vivo", desta vez com muito mais estrutura. A obra conta com um momento acústico e outro elétrico, e foi gravado no Imperator, outra grande casa de shows do Rio de Janeiro e conta com a participação especial do saxofonista Zé Canuto.



Já em 1998 a banda lança o álbum "Catedral en Español", voltado para o mercado latino, com grande sucesso nas rádios da América do Sul, principalmente na Argentina. Ainda em 1998 o Catedral encerra sua marcante presença na MK Publicitá e no mercado evangélico com o álbum "A Revolução", o mais popular da banda dentro do mercado gospel. Assim, o grupo sai no mercado gospel com mais de 2 milhões de discos vendidos e como a principal banda de rock cristão do Brasil na época.



Abertura para o mercado secular



Em 1999 a banda retira o rótulo "gospel" de sua música e assina contrato com a multinacional Warner Music. Esta atitude provocou polêmica entre os fãs, que questionavam o motivo de a banda ter abandonado a música cristã. Nesse mesmo ano a banda lança seu primeiro trabalho dentro do âmbito da música secular, o álbum "Para Todo Mundo", nome bastante sugestivo para o momento que a banda vivia. Com o disco, a Catedral começa a escrever seu nome dentro do mercado popular, lançando dois videoclipes na MTV Brasil, sendo que ambos chegaram ao topo do Disk MTV.



Em 2001 o Catedral lançou um outro grande sucesso de vendas, "Mais do que Imaginei", e emplacou um de seus maiores hits, "Eu amo mais você", videoclipe que deu a banda suas primeiras indicações ao VMB da MTV como Banda Revelação, e na principal categoria da premiação, a Escolha da Audiência, que conta com os videoclipes mais votados do ano.



No começo de 2003 a banda lançou seu terceiro e último trabalho pela Warner Music Brasil, "15º Andar", produzido por Carlos Trilha, mostrando o amadurecimento da banda, mesclando o rock com as baladas românticas. A obra rendeu ao Catedral mais dois videoclipes na MTV ("Tchau" e "Um minuto"), esse último mostrando mais uma vez o lado social da banda, pois o videoclipe traz como tema principal as crianças desaparecidas em nosso país. O CD, embora considerado um dos melhores por boa parte dos fãs do Catedral, foi pouco divulgado pela Warner. Foi também o último disco do grupo na gravadora. O grupo encerra sua passagem na multinacional com mais de 360 mil discos vendidos , incluindo os álbuns e coletâneas lançadas durante os anos.



22 de julho de 2003 ficou marcado pelo dia no qual, em um acidente de carro, morreu o guitarrista José Cézar Motta aos 33 anos, deixando a mulher Alessandra e dois filhos, Jéssica e Alex, além de milhares de fãs. Foi o momento mais difícil para a banda, havendo dúvida se haveria forças para continuar. Posteriormente, o Catedral voltou à ativa em meados de 2003 para lançar "Acima do Nível do Mar - 15 Anos", o terceiro disco ao vivo do grupo e primeiro DVD, com uma homenagem a Cézar Motta explícita na canção "A tempestade e o sol". Este trabalho ficou marcado também como a volta da banda a uma gravadora cristã.



As homenagens a Cézar continuaram com o lançamento do álbum "A Resposta de 1 Desejo", produzido por Carlos Trilha, pela New Music, que foi gravado pelo músico, tendo sido lançado em meio a muitas expectativas.



Em 2005, a banda idealiza um outro projeto, resgatando grandes sucessos com o álbum "Atemporal", produzido por Carlos Trilha, da marcante passagem do grupo pelo mercado gospel, contando ainda com quatro músicas inéditas. O disco não teve o resultado esperado por muitos, devido a pouca divulgação da gravadora, mas mesmo assim já chegou a mais de 40 mil cópias, resultado mais do que suficiente para uma coletânea nos dias atuais.



No início de 2006, a banda anuncia sua saída da New Music. Essa notícia trouxe um pouco de ansiedade aos fãs, pois poucos sabiam para onde iria a banda agora, já que havia sido anunciado para Novembro deste ano um novo CD. Algumas gravadoras se interessaram, porém, a banda voltou atrás e adiou o lançamento do novo CD para março de 2007.



O novo disco, intitulado "Enquanto o Sol Brilhar" causou certa polêmica desde o lançamento, pela capa, que desagradou a uma pequena parte dos fãs, e pela influência da música popular brasileira, causando forte impacto na audição dos fãs. Porém, segundo pesquisa no blog oficial do vocalista Kim, o disco alcançou aprovação de mais de 90%, sendo considerado um dos três melhores CDs da época pop/rock do trio carioca.



No dia 16 de Janeiro de 2008, Kim anuncia, em seu blog, a criação de sua própria gravadora, a Carroussel Music. Criada junto com o baixista Júlio, a Carrousel Music, segundo o vocalista, poderá lançar até três trabalhos extra-carreira da banda, além dos discos da carreira solo do vocalista e outros projetos. Kim afirma ainda que a criação do selo da banda era um sonho antigo agora concretizado. Em 2008 a Banda Catedral lançou pela New Music um trabalho extra denominado "The Elvis Music", um álbum tributo a Elvis Presley. Canções do rei são interpretas pela banda com uma nova roupagem e trouxe boa aceitação pelos fãs de Elvis no Brasil todo.



Em 2008 a banda lançou mais um trabalho comemorativo, um projeto composto por dois CDs e DVD intitulado "20 Anos na Estrada", gravado ao vivo no Teatro da Rede Record, em São Paulo, que contou com participações especiais dos cantores Vinny, Luka, Liah e da banda Sinal de Alerta. No final do ano divulgaram a saída da gravadora New Music, por onde gravariam mais um trabalho, lançado este ano.



Em 2010 lançou o álbum de estúdio "Pedra Angular", com 12 faixas, sendo 6 músicas inéditas e 6 novos arranjos para antigos sucessos da primeira fase do grupo. Com a 
Open in new window
proposta de ser uma homenagem aos fãs e um resgate das origens musicais da banda traz um conceito delicado, primoroso e letras eminentemente poéticas. Sendo um trabalho onde Kim e Júlio Cézar assinam a produção artística onde prometeram que a obra traria novidades no meio instrumental. Assim, a banda encerra sua passagem pelo selo Line Records/New Music/Record Music com mais de 900 mil CDs e DVDs vendidos (entre Catedral e Kim) e com hits que até hoje fazem sucesso com o público como ''Quem disse que o Amor pode acabar'', ''Atemporal'', ''Enquanto o Sol brilhar'', '' A Resposta de um desejo'' e entre outros, e ganhando vários prêmios, como disco de platina (CD Acima do Nível do Mar 15 anos), DVD de ouro (Acima do Nível do Mar 15 anos) e disco de ouro ( A Resposta de Um Desejo).



Em 2012 é lançado o disco "M.I.M. - Maior Idade Musical", "O álbum azul", em edição especial com número limitado de apenas 3.000 copias, sendo um trabalho totalmente independente e exclusivo para os fãs da banda. Em 2013, a Sony Music assina com a banda e fica responsável pela distribuição do álbum no Brasil.



Ainda em 2012, a canção "Galhos Secos", que foi gravada e lançada no álbum duplo "Está Consumado de 1993", torna-se um meme da internet. Sendo o Catedral um dos intérpretes da canção da Banda Êxodos, foi lançado então pela banda um single contendo a regravação da faixa.



Em 2014, a banda lança seu primeiro EP intitulado "Epílogo", pela Sony Music, o EP ainda teve a regravação do hit Contra Todo Mal, com a letra totalmente contextualizada com a realidade e novos arranjos.



No fim de Abril de 2015, pela falta de investimento da gravadora Sony Music com a banda e pelo índice baixo de vendas dos CD`s, a banda e a gravadora rescindem o contrato, deixando assim muitas expectativas entre os fãs sobre qual gravadora irão lançar o CD e DVD comemorativo de 25 anos, prometido para o mesmo ano.



No dia 22 de maio 2015, a banda anuncia contrato com a gravadora MESS, para gravação do cd e dvd 25 anos musica inteligente ao vivo, e no mesmo dia anuncia que esse será o ultimo trabalho da banda, que depois disso não gravaria mais álbuns, anunciando assim o fim da banda.



Formação atual



Joaquim Cezar Motta (Kim) - (voz, guitarra base, arranjos e produção)
Eliaquim Guilherme Morgado (Guilherme Morgado) - (bateria e arranjos)
Júlio Cezar Motta (Júlio Cezar) - (Contrabaixo, arranjos e produção)



Ex-integrantes oficiais



Glauco Mozart - Teclados (1987-1991) (Segundo o vocalista Kim, a saída de Glauco foi motivada por diferenças ideológicas)
José Cezar Motta (Cezar) - Guitarra (1970-2003) (falecido em acidente automotivo)



Discografia



Álbuns de estúdio
1988 - Você
1989 - Aos Ouvidos dos Sensíveis de Coração
1991 - Catedral III
1993 - Está Consumado - Volumes 1 e 2
1994 - Contra Todo Mal
1995 - O Sentido
1997 - Eterno
1998 - A Revolução
1999 - Para Todo Mundo
2001 - Mais do que Imaginei
2002 - 15º Andar
2004 - A Resposta de 1 Desejo
2006 - Atemporal
2007 - Enquanto o Sol Brilhar
2010 - Pedra Angular
2011 - M.I.M. - Maior Idade Musical O Álbum Azul



Álbuns ao vivo
1992 - Catedral 5 Anos - Ao Vivo
1997 - Catedral 10 Anos - Ao Vivo
2003 - Acima do Nível do Mar - 15 Anos
2008 - Catedral 20 Anos de Estrada - Ao Vivo



EPs
2014 - Epílogo



Coletâneas
1994 - Catedral - 16 Grandes Sucessos
1998 - Catedral en Español
2004 - O Sonho Não Acabou - O Melhor do Catedral
2006 - Warner 30 Anos - O Melhor do Catedral
2006 - Catedral - Nova Série
2008 - Catedral - O Melhor do Início
2009 - Catedral - Série Ouro



Relançamentos
2008 - Está Consumado (1993 - Pioneira Evangélica/2008 - Line Records)
2013 - M.I.M. - Maior Idade Musical (2°Edição Sony Music)



Outros projetos
2013 - CD e DVD Mais que Amigos = Irmãos (Catedral & Novo Som)



Fonte: Wikipedia
Folhagospel

Comentários