TRE cassa registro de candidatura de Crivella a governador

TRE cassa registro de candidatura de Crivella a governadorO senador Marcelo Crivella teve a candidatura de governador cassada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (RJ) que investigou os pedidos de voto feitos por pastores da Igreja Universal do Reino de Deus durante a campanha eleitoral de 2014.
A decisão foi tomada na sessão plenária de segunda-feira (16), porém só foi divulgada nesta terça (17) pelo TRE que condenou o candidato derrotado por abuso de poder econômico e uso indevido de meios de comunicação.
A Corte entendeu que os pedidos de voto para Crivella feriram as leis eleitorais por serem feitos dentro de templos religiosos e também nas emissoras de TV Record e CNT, onde a Igreja Universal tem programas, que lhe deram “tratamento favorecido”.
“A utilização de duas redes de televisão, conjugadas com os eventos realizados nos majestosos templos da IURD, corroboram a prática do abuso de poder econômico”, escreveu o desembargador eleitoral Fábio Uchôa que foi relator do processo.
O TRE conseguiu provas de que no dia 3 de outubro de 2014, pastores da IURD pediram votos a Crivella durante a realização de cultos em pelo menos duas grandes igrejas: o templo de Nova Iguaçu e no Del Castilho.
Com a cassação do registro de candidatura, Crivella não pode assumir o cargo de Governador do Rio de Janeiro caso nos próximos anos o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) seja cassado em uma eventual situação de irregularidade no processo eleitoral que também impediria o vice de assumir o Estado. Com informações G1

Comentários