Pais: autoridade x abuso de poder

Neste mês, a Graça Filmes lança, no Brasil, o filme Lição de Vida. Inspirado em histórias reais, a trama faz um alerta aos pais a respeito da influência que suas atitudes podem exercer em seus filhos.
Um problema grave – o abuso físico e moral de crianças protagonizado por quem deveria protegê-las – tornou-se caso de polícia. Aproximadamente um ano após ser sancionada, em nosso país, a polêmica Lei da Palmada, uma pergunta vem à tona: essa lei anula ou controla a autoridade paterna?
Para a Cris Poli, a Supernanny, “bater não educa. Simplesmente interrompe um comportamento indesejado sem explicação, ou descarrega sobre as crianças nervosismo, estresse, irritação e mal-estar por situações alheias a elas, que não ensinam o bom comportamento nem mudam a maneira de agir. [Esse ato] tão somente agride, machuca e deixa nelas um sentimento de impotência e rebeldia”.
A história de Eli (Miles Elliot), no filme Lição de Vida, apresenta algumas marcas que um ambiente familiar degradante pode imprimir nesses pequenos. A agressividade e a falta de confiança são algumas sequelas deixadas nesses meninos e meninas que tiveram negado o direito a uma infância saudável.
Segundo Cris Poli, “o ambiente em que as crianças crescem tem o poder de influenciar o comportamento delas. Violência gera violência, e amor gera amor. A maneira de lidar com crianças que cresceram em um ambiente hostil é com muito amor, paciência, palavras de incentivo e elogio, para fortalecer a autoestima, que, certamente, deve estar bastante machucada e com feridas profundas que precisam ser curadas”.
Lição de Vida
Capa do novo DVD da Graça Filmes.
Ela ainda afirma que “esses traumas influenciarão profundamente os pequenos, já que foram traídos na confiança, maltratados e feridos física e emocionalmente, sem saber como reagir ou se defender. Além disso, o mais brutal é que essas situações acontecem nos lares até com os próprios pais”.
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a família, o Estado e a sociedade são responsáveis pela proteção dos menores e devem assegurar o desenvolvimento físico, psicológico, moral e social deles.
Ygor Siqueira, diretor da Graça Filmes, ressalta que “toda criança tem o direito de brincar, aprender, criar, dentre outros, para desfrutar da inocência da infância”. Algumas frases ditas às crianças, como: “eu não o amo mais”, “você não serve para nada”, “você faz tudo errado”, por exemplo, podem torná-las violentas, sem criatividade e transformá-las em adultos problemáticos.
A Supernanny, brasileira declara que “os pais tem um papel fundamental na formação dos filhos, porque são referenciais de comportamento, atitudes, expressão de valores e princípios no dia a dia e na interação com as crianças”.
Ygor comenta que “esse lançamento tem o objetivo de mostrar aos pais que eles são um espelho para seus filhos. Portanto, são suas nobres atitudes que os farão, no futuro, grandes homens e mulheres”.
Assista o trailer:

Comentários