ESPECIAL DIA DA MULHER - Cyelen Veloso - Empreendedorismo feminino na Bíblia

Estamos no Mês da Mulher! Onde tradicionalmente prestamos homenagens ao sexo feminino e lembramos das lutas pela igualdade de gênero. Nosso costume é homenagear aquele ser sensível, amoroso e guerreiro! Sim, ser mulher é obter uma vitória todos os dias e quando falamos da mulher cristã, a luta se torna ainda mais intensa e a vitória grandiosa.

Bem, sabemos que a Bíblia é o livro mais atual que existe. Muito antes de toda a revolução feminista e a luta pelos direitos iguais, a Palavra de Deus já tratava a mulher por igual, como um ser capaz de administrar, multiplicar e liderar. Temos um exemplo clássico que está escrito em Provérbios 31 quando Salomão se refere à mulher virtuosa.

O texto começa com o elogio clássico e a comparação com as jóias, ele também fala da fidelidade com seu esposo e também da bondade com todas as pessoas. “Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor excede o de jóias finas” (VS. 10)

Mas quando nos deparamos com o versículo 13, notamos que ele se refere a mulher empreendedora. São mencionadas então, as características de uma pessoa assim como alguém que supre as necessidades com seu trabalho (VS. 13-14), aquela que sabe liderar (VS. 15), uma pessoa que sabe investir (VS. 16), que não mede esforços para atingir o sucesso (VS. 18), assim como uma pessoa que se preocupa com o bem social (VS. 19-20).

Grandes empresas hoje são administradas por mulheres, não precisamos de estudos para atestar que elas são organizadas, sensíveis ao perceber o clima organizacional, delicadas para resolver os problemas, elegantes, decididas e fortes ao assumirem responsabilidades. Na Palavra, nos deparamos com Débora, uma juíza formidável no antigo testamento; temos Rute, que trabalhou para sustentar sua casa e sua sogra mesmo sofrendo com a viuvez; as mulheres que sustentavam o ministério de Cristo e depois de Paulo. A Bíblia está recheada de grandes líderes e empreendedoras.

Deus sempre deu um voto de confiança para as mulheres. Hoje em dia, ainda nos deparamos com Déboras, Esters, Marias, Huldas, Loides... mulheres que em sua simplicidade e delicadeza mudaram o mundo através da fé e dos talentos que o Senhor entregou a cada uma delas.

Somos empreendedoras, seja no nosso lar, na empresa onde trabalhamos ou na casa do Senhor. Somos empreendedoras do Reino de Deus onde quer que estejamos e isso reflete em todos os demais aspectos da nossa vida.

Então, neste dia da mulher, o que tenho a dizer é a gratidão a Deus por ter tantos exemplos ao meu redor que me inspiram a acreditar que o amor pode sim vencer e transformar a história.  Uma mulher virtuosa só pode ser encontrada se for no centro da vontade do Criador.

Que possamos ser essas mulheres que Salomão elogia, tornando evidente a capacidade que o Senhor nos deu, pois enganosa é a graça, e, vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor será louvada.


Cyelen Veloso
é da igreja 2º Congregacional Vale da Benção, publicitária e blogueira.


Comentários