Cristo e o sofrimento humano

(Princípios extraídos do livro: “Cristo e o sofrimento humano” de Stanley Jones - Editora Vida).

No texto de Lucas 21.8-19, o Senhor Jesus ensina seus discípulos a tratar com o sofrimento humano. Precisamos entender que há duas espécies de mal: Um interior, que provem da escolha da nossa vontade, esse mal chama-se pecado. O outro proveniente do exterior, do meio social e da natureza. A este, chamamos sofrimento.  O Senhor Jesus nos mostra na leitura destes versículos nove fontes de sofrimento, caminhos pelos quais nos vêm à amargura e a dor:

1. Sofrimento proveniente de confusões nos princípios religiosos (vs. 8)
Vivemos dias de muita confusão e falta de critérios acerca da palavra de Deus. Em busca de uma liberdade no pensar e no agir, muitos, não mais tem certeza nas verdades contidas na Bíblia. E esta confusão tem trazido sofrimento a muitos, pois a alegria desaparece dando lugar a tristeza, porque a confusão teológica de nossos dias gera um conflito nas mentes tira a felicidade. Pois, ninguém pode ser feliz com incerteza no intimo.

2. Sofrimento proveniente de guerras e conflitos sociais (vs. 9 e 10)
Fazemos parte de uma sociedade humana em que há conflitos e guerras. Podemos não escolher estes conflitos, mas acabamos ficando de mãos atadas e assistindo de nossos sofás confortáveis, ao vivo, via TV de ultima geração nações atacando e sendo atacadas, tudo em prol da liberdade de idéias. A guerra perdeu o poder de proteger a nação e os fracos, hoje todos são atingidos pelas conseqüências de conflitos sociais e financeiros. E certamente nós, como discípulos de Cristo, não estamos isentos do sofrimento que estes conflitos têm causado em muitas nações. Há um desgaste físico e espiritual.

3. Sofrimento proveniente de calamidades naturais (vs. 11)
Os desastres naturais atingem uma pessoa sem lhe perguntar se ela é boa ou má. Jesus nos disse que sofreríamos por causa de desastres naturais. E realmente sofremos.

4. Sofrimento proveniente de doenças e enfermidades (vs. 11)
Vivemos hoje uma insistência no cumprimento literal das promessas contidas na Bíblia diante das enfermidades. E muitos tem se perturbado e sofrido pela falta da cura e tem sua fé sido abalada.

5. Sofrimento proveniente de dificuldades financeiras (vs. 11)
As dificuldades econômicas em que vivemos hoje em dia têm gerado um mal constante e um sofrimento em muitas nações. Qual é nossa resposta a esse tipo de sofrimento? Jesus disse que os discípulos tinham que procurar o reino de Deus em primeiro lugar e todas estas coisas lhes seria acrescentadas. Mas, as coisas que deveriam ser acrescentadas eram o alimento e vestuário? Hoje a vida é tão complexa, os desejos se multiplicaram tanto, que para muitos ter só o alimento e o vestuário seria quase como passar fome!

6. Sofrimento proveniente dos semelhantes (vs. 12)
Vivemos em uma sociedade que se exige uma vida de uniformidade. Como discípulos temos que ser luz entre as trevas, ser um referencial e muitas vezes somos perseguidos e forçados a viver uma vida incoerente com os ensinamentos que recebemos de Cristo. E essa luta existencial tem gerado um sofrimento na vida de muitos cristãos.

7. Sofrimento proveniente da religiosidade (vs. 12)
Jesus fala aqui dois tipos de tribulações representadas pelas palavras “sinagoga” e “cárcere.” Uma religiosa e outra secular. Há algo interessante na palavra sinagoga, pois seria mais correto a palavra templo para representar a autoridade espiritual. O templo tem um sentido espiritual e sinagoga um sentido de liberdade. Entretanto, uma instituição criada para a liberdade torna-se agora instrumento de perseguição.

8. Sofrimento proveniente das crises familiares (vs. 16)
O cristão nem sempre é poupado do sofrimento das crises familiares. E muitas crises são agravadas em virtude das diferenças de ideais e interesses.

9. Sofrimento proveniente de nossa união com Cristo (vs. 17)
Jesus apresenta seu reino de tal maneira que ou crucificamos nossas paixões ou crucificamos a Ele! Precisamos entender e estarmos determinados a segui-Lo.

Vemos aqui, pois, que o sofrimento nos vem por nove caminhos diferentes. Porém Jesus termina este ensino com uma promessa do Senhor para nossas vidas: 21.18   “Contudo, não se perderá um só fio de cabelo da vossa cabeça.” 21.19  

“É na vossa perseverança que ganhareis a vossa alma.”


www.seguidoresdocaminho.com

Comentários