Salmo 73 e a prosperidade dos ímpios – Salmo de Asafe

O Salmo 73 e o Salmo 37 são extremamente parecidos.
Leia-os, sendo primeiro o 37.

Asafre era filho de Merequias. Asafe era grande cantor da igreja da época. Um dos principais coristas. Trabalhava no santuário. Líder na adoração, em frente a todos na igreja, cada reunião. Era líder dos cantores da igreja.
No livro de Salmos, 12 Salmos foram escritos por ele. São eles: Salmos 50, e Salmos do 73 até o 84.

A família (descendentes) de Asafe foi lembrada quando o povo de Israel foi levado cativo. Era também uma família influente na igreja.
Asafe  por toda a sua vida teve dificuldades em entender a prosperidade dos ímpios com a miséria dos seguidores de Deus.
Com a idade de 60 anos ele começa  a perder a fé e quase saiu da igreja. Seu problema era entender a prosperidade dos ímpios quando comparada com a miséria dos seguidores de Deus.  O problema não havia mudado. Mesmo após tantos anos...

Asafe invejava a prosperidade dos ímpios e se irritava com os sofrimentos dos fiéis. Ficou amargurado. Ficou triste. Ficou deprimido.
Acompanhe em sua Bíblia a leitura à medida que menciono os versos.  (sugiro que antes você leia o salmo inteiro e depois volte a ler conforme os versos mencionados)...

1.    Salmo 37 verso 4 (1º problema de Asafe)
Por que o ímpio é forte? O ímpio vende saúde. Fuma, bebe, se prostitui, faz de tudo e continua sendo saudável. Por quê?
Às vezes, os cristãos são tão fiéis aos preceitos bíblicos de bom viver e de saúde e acabam sofrendo com câncer, dengue, diarréia, bronquite, pneumonia e tantos outros males.

2.    Salmo 37 verso 5 (Salmos 37 verso 4 - 2º problema de Asafe)
Os ímpios  não se afligem, não tem apertos na vida. Não se desesperam...
Os ímpios são egoístas, displicentes, grandes empresários do mundo afora, são ricos, quase não trabalham, tem à sua mão uma gama enorme de variedades em todos os aspectos. Estão sempre seguros financeiramente, não trabalham, têm empregos, seguros, não sabem o que é não ter dinheiro, são soberbos, arrogantes, opulentos, violentos, soberbos... usam o poder para obter. Pisoteiam pessoas...
Enquanto os fiéis, às vezes, sofrem lutando para sobreviver quando tem emprego, lutam por um emprego... no mercado formal ou informal...

3.    Salmo 37 versos 7 a 10 (3º problema de Asafe)
Os ímpios são insolentes, boca suja, contam piadas, anedotas sujas, imundícias. Sua língua blasfema contra o criador, contando piadas até sobre Ele, são mandões, massacram pessoas, sujam sua folha de pagamento, sonegam impostos... difamam, caçoam das pessoas. Por que o ímpios prosperam??? Por que são abençoados, perguntava Asafe em sua mente.. Por que, Senhor?  Por que os ricos desejam tudo o que suas mentes podem imaginar e conseguem!!!! Maquinam planos, usam pessoas. Por que prosperam?

4.    Salmo 37 versos 11 a 14 (4º problema de Asafe)
A prosperidade dos maus. Com soberba oprimem o pobre e o cristão humilde treme em sua frente. Não tem o nome no SPC, não tem cheques devolvidos, os filhos não choram de fome pelo pão, não sabem o que é geladeira vazia, enquanto os fiéis, às vezes pobre, mal conseguem pagar as contas de água, luz, os impostos...
Que valor tem a virtude dos ímpios e a sua fidelidade? Que valor tem o cristão? Foi à toa que fui fiel? Muitas vezes sofri por amor e fidelidade a Deus e à sua lei!!  Problemas, problemas e mais problemas durante toda a vida... qual o resultado? Por que? Valeu a pena? Renunciei a tantas coisas para quê? Durante toda  a minha vida fui fiel... valeu?? Dizia Asafe...  (Asafe podemos ser eu ou você que me lê agora...)

5.    Salmos 37 versos 15 a 18
Durante toda a sua vida sobrepujou, sobreviveu à sua crença, mas não saia por aí falando, falando e falando.... Por que Asafe sofreu por tantos anos e em silêncio?? Você  consegue imaginar alguma boa resposta??? Eu sim... me acompanhe... Leia somente o verso 15. Entendo que ele sofria calado para não ofender os fieis cristãos, para não encher a cabeça deles de minhocas... se me permite o palavreado... Não queria atrapalhar a crença dos fiéis, incutindo em suas mentes alguma dúvida sobre os juízos divinos... Não conversava com os irmãos da própria igreja, pois temia desanimá-los. Calou-se para não atrapalhar os que criam. Há problemas que a inteligência humana não pode resolver, mas a fé e a consagração e comunhão com o Criador resolvem. Asafe estava em crise espiritual e teológica. Você já passou por crises como estas? Eu sim, certamente.
Mas onde foi Asafe para achar a solução para o seu problema da inveja?

6.    Asafe foi ao templo (verso 17) para solucionar seus problemas e, no templo, Deus respondeu à sua crise. Deus é soberbo e esclarece Asafe que Ele coloca os ímpios em lugares escorregadios e os lança em destruição.  Neste momento, Asafe assume a verdade de que a prosperidade do ímpio é temporária, passageira, tem um fim próximo. Os ímpios serão consumidos - dizem as Escrituras Sagradas - como uma nuvem.

7.    Salmo 37 versos 20 a 22.
Minhas dúvidas  surgiram em minha própria ignorância!! Como pude??? Como “num sonho (verso 20) em breve verei o futuro dos ímpios”...  “Embruteci-me (verso 22) eu era como um animal irracional (ou até pior ) perante ti, ó grande e poderoso Deus, que conhece o princípio e o fim”... inveja,  ciúmes, amargura, rancor, dificuldade em aceitar a sabedoria divina.

8.    Salmo 37 versos 22 a 25.
Eu era como um animal e a minha inveja dificultava a compreensão da Tua sabedoria e discernimento. Percebia a prosperidade dos maus, mas não que ela era passageira...Não  fique inquieto, os ímpios também prosperam com a rapidez de uma flor que desabrocha, mas logo se vai. Secam e caem como a erva no campo.  “Deus diz: deixe os maus sob meus cuidados. Não se preocupe com eles. Eu é que vou julgá-los. Viva  a sua vida e seja feliz.” Viva a verdade e a pratique. Deixe os maus e perversos, sua prosperidade, sua arrogância para que Eu cuide deles. Deixe de lado a sua inveja. Não perca a cabeça não, meu querido filho (a),  isso só traz prejuízo à sua vida espiritual.
Eles serão destruídos. Irão para o fogo  e virarão cinzas. Serão varridos da face da terra. Você verá, filho fiel,  o seu sofrimento é temporário, sua aflição é passageira. Na realidade, a maior riqueza deste mundo você, filho fiel, é que tem... você  tem a Mim em seu coração. Eu cuido de ti e te amparo, nunca deixarei de te amar. Estou com você em  todos os momentos da tua vida.

9.    Em breve os ímpios virarão fumaça,  tudo envelhecerá. Você já viu fotos de carros antigos, geladeiras antigas, que na época de sua fabricação eram o máximo. The State of the Art dizem os americanos, e hoje, são lixo... pra nada valem... assim são as riquezas deste mundo.  Tudo virará cinza. É melhor o pouco com Deus do que o muito sem Ele. Nada vale a maior riqueza deste mundo e ser destruída com ela... não vale...
O Senhor me observa  passo a passo. Os que obedecem vivem a vida, aquela vida que nos prepara para a vida eterna, cheia de alegria e somente alegria e bênçãos.  Com Ele há prazer nesta vida. Eu posso cair uma vez, (verso 25) 2 vezes, 3 vezes, mas o Senhor me erguerá. O próprio Deus me ajudará a levantar.

10. Conclusão (verso 26)   “A minha carne e o meu coração desfalecem, mas Deus é a fortaleza do meu coração, e a minha porção para sempre.” Bom é estar confiante em Deus, minha grande prosperidade é Deus em meu coração. É estar sob a proteção divina, sob o Seu cuidado, que os ímpios não sabem que podem ter...
Crer no Senhor, com muito ou pouco, mas com Ele, esta é a verdadeira riqueza!

11.  É possível sair das nuvens da dúvida, da inveja, para o clarão da certeza em Deus. Bom é estar com Deus.

Asafe buscou solução para seus problemas na igreja. 
Ele não foi consultar os mais renomados consultores e especialistas da época. 
Não. Não foi.

Não  foi ao banco de INVESTIMENTOS, a um laboratório de física, nem consultou uma enciclopédia de direito.

Não. É na igreja que Asafe achou solução para suas dúvidas.
É na igreja que encontro solução para minhas dúvidas.
Ele achou na igreja solução para os seus problemas.
É na igreja que encontro a resposta para meus problemas.
É na igreja que compreendo a vontade de Deus.
Na igreja supero a cobiça, a raiva, a insatisfação, o sentimento de inferioridade.

Jesus e a solução para todas as minhas aflições. Meu querido Jesus.

Quantas maravilhosas lições a aprender com o Salmo 73 
(e também com o 37...) !

Que Deus nos ajude a confiar n'Ele e em Sua sabedoria.

historiasbiblicas.advir.com

Comentários