Maratona de Oração MPC - Devocional 4


Em João 15.4 lemos: "Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim."
 
Vivemos inseridos em uma sociedade que é marcada pela autonomia de Deus e uma das provas mais sutis disto chama-se competência pessoal. Somos estimulados a acreditar que a vida se desenvolve e o sucesso é alcançado através do nosso empenho e capacidade. 

Os bem-sucedidos são aqueles que se esforçam para serem os melhores no que fazem. Mesmo sem perceber, muito desta mentalidade do presente século é trazida por nós para o ambiente do Reino de Deus. Achamos que se não estamos sendo "bem-sucedidos" em nossa ministério e mesmo em nossa vida de discipulado é porque nós não temos sido eficientes e não temos feito o bastante. 

O problema é que tal postura nos leva ao desanimo e muitas vezes a amargura e mesmo a desistência de uma vida consistente com a vontade de Deus. O que Jesus nos ensina neste texto e que as realidades do Reino de Deus, tanto para nossa vida pessoal quanto para o ministério, se desdobram a partir de nossa permanência nele. Ou seja, a partir de nossa consciência de que precisamos da força e do poder de Deus operando em nossa vida para que vivamos e façamos as obras do Reino. 

Estamos envolvidos com uma realidade sobrenatural! Ninguém pode viver as realidades do Reino de Deus ou fazer as obras do Reino de Deus por força própria. Somente Deus pode opera-las. Por isso o Senhor Jesus Cristo nos enviou a presença do Espirito Santo. Através da presença do Espírito, Jesus Cristo permanece em nós, e através de nossa dependência, submissão e rendição a seu governo, nós permanecemos nele. 

Para que possamos lutar na força do Senhor é necessário que entendamos que Deus não está em busca de um maior desempenho de nossa parte, mas de uma maior dependência. Não é por mais realizações que devemos andar atrás, mas de maior rendição. 

Que lutemos na força que o Senhor nos dá através da presença do Espírito Santo em nossa vida.

Pr. Ricardo Costa

Comentários