Seminário Teológico Congregacional do Nordeste reabre sua extensão em Caruaru

O STCN - Seminário Teológico Congregacional do Nordeste anuncia para o próximo dia 15 de janeiro o início das matrículas para este ano. O Culto inaugural está agendado para acontecer dia 07 de Fevereiro de 2015 às 19:30 no templo da 1ª Igreja Evangélica e Congregacional de Caruaru, situada à Rua Martins Junior, 93, Centro, Caruaru, Pernambuco.

Acompanhe aqui no Presentia mais informações em breve.


UM POUCO DA HISTÓRIA DO SEMINÁRIO

Os obreiros Congregacionais do Nordeste reunidos em Convenção no ano de 1926 decidiram fundar um Educandário para a formação de Obreiros. Nesse tempo eles se preparavam no Seminário Presbiteriano. O Rev. James Haldane pastor da Igreja Pernambucana foi escolhido como o primeiro diretor. Inicialmente, durante o ano de 1927 funcionou com o nome de Instituto Bíblico do Recife, numa casa localizada no Porto da Madeira, nº 268, posteriormente, em 1934 mudou-se para uma casa maior situada à Praça da Convenção, nº 151 em Beberibe. Em 1932 assumiu a direção do Instituto Bíblico do Recife, o Rev. William B. Forsyth e ao se ausentar em gozo de férias, assumiu o Rev. Carlos Glass. 

Os primeiros alunos do nosso Instituto foram Luiz de França, Artur Pereira Barros, Elias Alves de Oliveira. Com um número reduzido de alunos, em 1936, os Congregacionais entraram em entendimento com os irmãos Presbiterianos que resolveram funcionar em conjunto. Nesse período, assumiu na condição de Deão do Seminário Evangélico do Norte e o Rev. Antônio Almeida era o Reitor, incorporando-se ao quadro de professores naquela oportunidade o Rev. Joel Leitão de Melo. Os demais professores eram presbiterianos. Assim funcionamos até o ano de 1943.

Em 1937, o campo evangélico do sertão paraibano florescia bastante, a despeito das muitas perseguições religiosas, o Rev. Harry Briault e outros missionários da UESA americana, dentre eles Paulo M. Davidson e Percy Bellah criaram na cidade de Patos o Instituto Bíblico de Patos que, em 1944 transferiu-se para a cidade de Fortaleza com o nome de “Instituto Bíblico Nordestino”.

Em 1949, tomou-se a resolução de que o Instituto de Fortaleza fosse transferido para a cidade do Recife e oficializado como Instituição denominacional. Ajustadas as condições entre a UESA e a Junta Regional do Nordeste, foi instalado o Seminário na Av. 17 de agosto, no bairro do Monteiro. Naquela oportunidade a direção era exercida pelo Rev. Paulo M. Davidson, obreiro de excelente formação, mestre em teologia e de profundos conhecimentos.

Por iniciativa dos pastores nacionais adquiriu-se em 1952, a propriedade onde se localiza a atual sede do Seminário Teológico Congregacional do Nordeste.

Durante o ano de 1954 deu-se início a construção de suas novas instalações. A atual diretoria está composta pelos seguintes membros: Diretor Geral – Rev. Profº José Bonifácio de Sousa e Silva; vice-diretor Rev. Paulo Cesar Melo, 1º Secretário - Rev. Helder Cesar d’Ângelo, segundo secretário - Rev. Alexandre Santos e Tesoureiro Presbítero Enoque de Souza e Silva, diretor executivo, Rev. Edjaelson Pedro da Silva.

Comentários