C. S. Lewis não é Sir e ponto final!

cslewis
Em 1951, C. S. Lewis foi indicado para receber a ordem CBE (Comandante do Império Britânico). Entretanto, o autor recusou a ordem. A Wikipédia em português do verbete do autor mostra Sir e CBE em seu nome – mas Lewis não pode ser chamado assim. O que Lewis fez, na época, era muito incomum. Mas ele o fez para não ir contra seus próprios princípios.

Em uma carta para o secretário do Primeiro Ministro da época, C. S. Lewis disse os motivos que ele recusou a ordem era sua crença e da política da época. Ele escreveu que estava grato ao Primeiro Ministro e que gostaria muito de ser agraciado com tal honra, porém, como o cristianismo era acusado de ser propaganda contra a esquerda, sua aparência em tal ordem simplesmente fortaleceria este comentário. Lewis preferiu, então, não ser agraciado com a CBE.

A pessoa que indicou o autor para receber tal ordem foi Winston Churchill, um político conservador e o primeiro ministro da época. Lewis acreditava que, para Churchill, sua indicação apenas daria crédito ao que as pessoas pensavam ser o cristianismo e não o que realmente era, além de ser uma ferramenta para uma política não progressista britânica. O professor também recusou a ordem pois ele a receberia por um serviço totalmente cristão (seus escritos religiosos e os programas de rádio Cristianismo puro e simples), o que identificaria o cristianismo como algo político.

Sendo assim, C. S. Lewis é apenas C. S. Lewis. Nada de Sir. Nada de CBE.

Rodolpho Carvalho mora em São Vicente/SP. Pesquisa a vida de C. S. Lewis desde que conheceu a série Nárnia. Participou da fundação do Nárnia Brasil/Mundo Nárnia e Narnianos. É formado em Letras e é um leitor voraz de literatura fantástica inglesa. No site Mundo Nárnia, tratará principalmente sobre C. S. Lewis e assuntos voltados a parte teórica de seus livros. Este primeiro artigo também é considerado como a volta de Rodolpho para a equipe do site.
Referências
KELLER, Tim. The Honors of the King. Disponível em . Acesso em 27 nov. 2013.
LEWIS, C. S. The Collected Letters of C. S. Lewis, volume III. Estados Unidos: HarperOne, 2007.
- See more at: http://mundonarnia.com/c-s-lewis-nao-e-sir-e-ponto-final.html#sthash.vegz5uCw.dpuf

Comentários