Instalação do curso de medicina na UFPE – Caruaru teve apoio do deputado federal Wolney Queiroz (PDT)

Após a união de forças políticas no município de Caruaru e Governo de Pernambuco foi possível buscar junto ao Ministro da Educação, na época, Fernando Haddad, a instalação do curso de medicina da UFPE no Centro Acadêmico do Agreste (CAA), que está localizado em Caruaru. O deputado federal Wolney Queiroz foi um dos grandes incentivadores para que o curso passasse a fazer parte do núcleo de ensino da Universidade, pensando em solucionar o problema da falta de médicos em cidades do interior. Hoje já é possível dizer que a união fez a força e o primeiro vestibular do curso de medicina foi realizado em dezembro de 2013. A primeira turma foi iniciada no primeiro semestre de 2014. Segundo a Covest, o curso de medicina de Caruaru foi o segundo mais concorrido, com 24,6 candidatos por uma vaga.
O curso de medicina do Centro Acadêmico do Agreste está voltado à formação de médicos generalistas. O projeto pedagógico é baseado nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Medicina e tem o compromisso com o fortalecimento e qualificação do Sistema Único de Saúde.
“A chegada desse curso é uma vitória conquistada com a participação de todo o nosso grupo político. Foi fruto, sobretudo, da articulação do Governador Eduardo Campos e do Presidente Lula. Foi através da política de interiorização das universidades no Brasil, que a UFPE chegou a Caruaru. E essa política só veio a ser implantada no governo Lula. O estudante que vive no interior não tem mais que enfrentar a dificuldade de ter que mudar de cidade para realizar sua graduação”, afirmou Wolney Queiroz. 

Comentários