Calvino Rocha - QUE EXAGERO!

Calvino Rocha
Na última semana a marca de energéticos Red Bull aceitou pagar 13 milhões de dólares aos consumidores norte-americanos para encerrar uma ação coletiva por propaganda enganosa. A empresa usa um slogan toda vez que veicula uma propaganda com o seu produto: “Red Bull te dá asas”. 
Você já tomou esta bebida energética? 
Qual o resultado? 
Saiu voando por aí? 
Você ganhou asas ou não?
Talvez você diga que uma ação coletiva contra a empresa supracitada tenha sido um exagero, afinal de contas, uma pessoa de bom senso nunca imaginaria que criaria asas e sairia voando por aí depois de tomar Red Bull. Segundo a revista Exame, “O autor da representação contra a empresa, Benjamin Careathers, alega à justiça que a fabricante engana os consumidores sobre a superioridade de seus produtos ao adotar o slogan “Red Bull te dá asas”, vinculado à promessa de aumento de velocidade, de desempenho, concentração e reação”. Conquanto a ação coletiva seja, aparentemente, exagerada, ela apenas acende um sinal vermelho que deveria nortear as nossas escolhas, afinal de contas outros produtos também, mesmo que sutilmente, fazem promessas de sucesso, felicidade, alegria, bem-estar... Quantas vezes você encontrou felicidade no “Mac Lanche Feliz?”, talvez seu filho tenha ficado entusiasmado, mas feliz?
Enganar. O ser humano tem se especializado nesta “arte”, ele tem usado meios, os mais escusos para ludibriar os outros. Às vezes isto acontece no cenário político quando o povo compra gato por lebre. Acredita que o seu candidato é alguém acima de qualquer suspeita e, pouco tempo depois, descobre que o mesmo foi flagrado descumprindo a lei que ele deveria defender. Às vezes isto acontece num namoro que se conduz célere para um compromisso mais sério, o casamento. Quantos homens e mulheres não foram enganados pela carinha bonitinha de uma pessoa sem caráter? Às vezes isto acontece na igreja. 

Quantas pessoas tem uma aparência santarrona, a ponto de nos deixar encantados com a sua pseudo piedade, com o seu carisma, com as suas palavras, mas que não passariam pelo crivo de Mateus 7, afinal de contas, como disse Jesus: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus”.

Sei que alguns conseguem ludibriar as pessoas com o seu jeitinho doce e sedutor, mas preciso lembrá-lo de que ninguém pode enganar o Deus Eterno. 

Qualquer hora dessas a máscara cairá e os enganadores de plantão serão desnudados e revelados, pois ninguém engana as pessoas para sempre. Sendo assim, cuidado com a perigosa “arte de enganar”, pois quem vive assim, não gastará 13 milhões como a Red Bull, mas dará contas ao Deus Santo que não tolera hipócritas.


Pr. Calvino Rocha

Comentários