terça-feira, 7 de outubro de 2014

Brasil Candidatos evangélicos mostram força em escrutínio

Marcelo Crivella, do Partido Republicano Brasileiro (PRB, ligado à Igreja Universal do Reino de Deus) passou para a segunda volta na disputa do executivo Estadual do Rio de Janeiro, em segundo lugar, com 20,26% dos votos. O presidente nacional do partido, Marcos Pereira, é bispo daquela igreja.

Em São Paulo, o pastor Marco Feliciano (Partido Social Cristão) foi reeleito como o terceiro deputado federal mais votado, com mais de 398 mil votos. O antigo presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados é bastante criticado por ativistas e membros da sociedade civil por defender a eficácia da "cura-gay".

O candidato mais votado a deputado federal pelo Estado, Celso Russomano, do Partido Republicano Brasileiro (PRB, ligado à Igreja Universal do Reino de Deus), recebeu mais de 1,5 milhão de votos e, com eles, elegeu outros sete membros de seu partido, quatro deles evangélicos.

Na Baía, o cantor irmão Lázaro, do PSC, foi eleito com mais de 161 mil votos, também o terceiro deputado federal mais votado de seu Estado. Em Pernambuco (nordeste brasileiro), o pastor Eurico (Partido Socialista Brasileiro) foi o segundo mais votado para o cargo, com 233,7 mil votos.

Apesar da pequena votação de seu candidato à Presidência, pastor Everaldo (0,75% do total), o PSC também obteve uma boa colocação no Legislativo Estadual do Paraná, onde elegeu o deputado mais votado, Ratinho Jr, com mais de 300 mil votos, e outros 11 candidatos do partido.

A politóloga Jacqueline Quaresemin, diretora do instituto de pesquisa Opinare, afirma que a chamada bancada evangélica do Congresso Nacional brasileiro chegará fortalecida a 2015.

"Os evangélicos assumiram um discurso moralmente mais conservador em relação a direitos civis e sociais. O crescimento da bancada evangélica pode impactar nas votações do Legislativo, independentemente de quem seja o Presidente", declarou a politóloga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Receba no seu e-mail informações de Presentia

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...