Igrejas se unem por limpeza de rio em Recife

rio_limpo
Todos nós já nos deparamos ao menos uma vez na vida com um rio poluído. O mau-cheiro, os  dejetos que flutuam na superfície e os riscos que esse tipo de poluição oferecem à saúde humana e à fauna local não tornam esta uma experiência agradável de se presenciar.
Moradores da comunidade de Coqueiral, em Recife (PE) já enfrentaram sérias consequências advindas da poluição do Rio Tegipió.  Até que um grupo de quinze igrejas de regiões do entorno do rio lançou a campanha “Rio Limpo, Cidade Saudável”.
Segundo explica José Marcos, do Instituto Solidare, a iniciativa tem dois focos: o primeiro é acionar o poder público para promover o assoreamento do rio a fim de evitar alagamentos nas regiões ribeirinhas; e o segundo é promover ações de conscientização comunitária sobre a relação com o rio.
“Desde já, uma das ações agendadas é uma caminhada na comunidade em 29 de novembro deste ano. Essa ação será grande, pois estimamos juntar cerca de 3000 pessoas para o evento. Antes disso, precisamos promover encontros e eventos para mobilização comunitária para esta caminhada. Em paralelo, teremos várias audiências com os poderes públicos responsáveis no sentido de promoverem o assoreamento. As igrejas estão muito empenhadas e envolvidas nisso”, conclui José Marcos.
Nossos parabéns às igrejas envolvidas nessa recuperação do Rio Tegipió! Que essa iniciativa sirva de modelo a todos nós que ansiamos em cuidar da Criação.
Fonte: Boletim Tearfund Brasil (Julho-Agosto)

Comentários