Filme que mostra como funciona manipulação nas igrejas gera críticas

Mesmo antes do seu lançamento, o longa “Believe Me” [Acredite em Mim] está recebendo muitas críticas de ministérios cristãos. O filme fala sobre quatro amigos de faculdade que iniciam uma instituição de caridade cristã falsa, baseando-se no poder de persuasão demonstrados por pastores famosos na TV.
De muitas maneiras, faz uma paródia dos escândalos religiosos que atingem as igrejas de tempos em tempos. Quando chegar aos cinemas em 26 de setembro, veremos o personagem principal Sam Atwell, interpretado pelo ator Alex Russell, usando as mesmas estruturas que os televangelistas para ganhar dinheiro.
Ele está endividado e tem apenas 3 semanas para pagar pela sua universidade. Na verdade, não acredita nas mensagens que ele está pregando. Ao perceber que as pessoas gostam de doar, achando que estão fazendo caridade, reúne seus amigos universitários e se aproveitam disso para ficarem ricos.
O diretor Will Bakke explica que o filme de ficção tem a intenção de gerar riso na audiência, brincando com assuntos sérios. Para ele, é uma crítica ao “poder das plataformas” e uma tentativa de “segurar um espelho” para os religiosos de hoje.
O cantor de rap cristão Lecrae Moore também está no filme, no papel de um médico. De maneira geral, os sites cristãos sobre cinema vêm criticando o filme, dizendo que ele tenta usar a popularidade de filmes feitos para cristãos para ridicularizar a fé.
Bakke explica que não é ateu e que desejava apenas lançar o questionamento “Por que você acredita no que diz que acredita?” Ele faz questão de esclarecer: “Believe Me” não é um filme cristão.  Embora acredite que ateus se verão neste filme, tanto quanto os cristãos. Aos críticos, ele recomenda que assistam até o final, para ver qual a lição que o filme realmente quer ensinar. 

Com informações Christian Cinema e The Blaze.

Comentários