segunda-feira, 11 de agosto de 2014

OMS faz apelo urgente por profissionais de saúde para combater ebola na África Ocidental


“Precisamos de muito mais contribuições da comunidade internacional, dos governos, das ONGs, das instituições acadêmicas e de todos que possam nos fornecer médicos, enfermeiros, profissionais da área de saúde, entre outros”, disse o porta-voz da Organização Mundial de Saúde (OMS), Gregory Hartl, nesta segunda-feira (4) à Rádio ONU. Ele apelou por contribuições urgentes para combater o surto de ebola na África Ocidental.

“Precisamos de materiais e de dinheiro rapidamente. Nós realmente precisamos muito disso”, afirmou. “Também estamos à procura de centenas de funcionários internacionais que gostaríamos que nos ajudassem na região o mais rápido possível”, acrescentou.

Na semana passada, a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, se reuniu com os presidentes do Guiné, Libéria e Serra Leoa para lançar um plano de resposta conjunta de 100 milhões de dólares para controlar a doença, que está se movendo mais rápido que os esforços para controlá-la. Segunda Chan, o surto de ebola poder ser contido, se bem mapeado e detalhado.

“Com o plano, eles querem instituir medidas de emergência para incentivar as pessoas a permanecer nas áreas afetadas e assim não espalhar a doença para outros lugares”, disse o porta-voz, acrescentando que, para isso, os países deverão aumentar a oferta de alimentos e outros benefícios na área para assim atrair as pessoas a permanecer no local.

De acordo com os últimos relatos da OMS, até o momento o surto tem causado o maior número de casos e mortes do vírus ebola da história, com 1.323 casos e 729 mortes registradas até o momento na África Ocidental. Além disso, mais de 60 profissionais de saúde perderam suas vidas ajudando outras pessoas.



ultimato
Com informações da ONU Brasil.

Legenda: Profissionais de saúde da organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) vestindo roupa de proteção para tratar as vítimas do ebola em Kailahun, Serra Leoa. Foto: IRIN/Tommy Trenchard

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Receba no seu e-mail informações de Presentia

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...