A idade média do cristianismo brasileiro

Dias desses, vendo a “carta fictícia direcionada aos evangélicos” postada num site cristão, em nome da Presidente Dilma, percebi algo patente:
“Nunca antes na historia deste país”, a igreja evangélica esteve tão egocêntrica, arrogante, dona da verdade e sectarista.
Auto dotados de uma revelação divina que supõem extrair da Bíblia, se apoderaram de tal forma de algumas visões doutrinárias (autoritárias) que, hoje, evangélicos estão mais próximos do que nunca do status de inquisidores.
Vivemos tempos de tamanha evolução tecnológica, mas, em contraste gigantesco, vivemos também em profundas trevas espirituais. Praticamente uma nova Idade Média para o cristianismo.
Evangélicos tornam-se gradativamente idênticos a odiosa religião cristã de tempos passados! Fundamentalistas, catequisadores forçados, cruzados proselitistas, perseguidores com uma cruz no peito e um livro mal compreendido nas mãos.
Que povo burro, sem fé, sem luz, sem graça! Não me representam, tampouco ao lindo Cristo que conheço.
Na carta – uma brincadeira, uma paródia – o escritor se faz passar por uma Dilma forçando a barra para parecer cristã, dando enormes furos teológicos, a partir de silogismos completamente desconexos com a ortodoxia evangélica vigente. É aí que reside o chiste!
Isso soa, pra mim, como uma forte queda missional, uma perda completa do papel do pensamento cristão para a sociedade.
A Dilma, política, faz o que lhe é peculiar para angariar os votos que precisa para se reeleger, já a igreja evangélica de nosso tempo, quem é ela? O que está fazendo para se manter no centro do projeto profético, como despenseiros de Deus para este tempo, astros do mundo no meio de uma geração corrupta e perversa?
Em queda livre moral (queda que ocorre na mesma proporção de seu crescimento numérico), acham-se capazes de ensinar a verdade, de dar lições através de piadinhas, arrotando profundos conhecimentos de mistérios do saber, mas, em verdade, em verdade, vos digo, que estão todos com rabos presos, envolvidos nas mesmas teias pegajosas do poder que move e rege esta nação.
Dobrados ante os reinos deste mundo, para ser tornar aceitos, aliançaram-se com as hordas da maldade de um sistema tenebroso e agora querem dar lição de moral?
Que decadência!
Achando-se sábios, tornaram-se loucos!
Meu Deus, que chiste! 
Que vexame…

Pastor, músico, compositor, poeta, jornalista, produtor musical, blogueiro, twitteiro, facebookeiro, observador da igreja dos últimos dias à serviço de Cristo.
gospelmais

Comentários