Cinema - Filme sobre a vida de Moisés surge como forte candidato ao Oscar

Êxodo: Deuses e Reis
Lançado na década de 1950, o filme Os 10 Mandamentos, com Charlton Heston no papel de Moisés, é considerado um dos mais importantes da história do cinema, estando entre os dez mais lucrativos.
Quando Hollywood anuncia que fará uma nova história sobre o tema, as comparações são inevitáveis. Após rumores de que teria Steven Spileberg na sua produção, o projeto acabou nas mãos de Ridley Scott (de Blade Runner e Gladiador).
Mais conhecido por seu papel como Batman, Christian Bale interpreta Moisés em “Êxodo: Deus e Reis” que chega aos cinemas de todo o mundo em dezembro. Segundo o que já foi divulgado, o foco será a vida do líder do Antigo Testamento, incluindo seu relacionamento com o Faraó Ramsés II. Em entrevistas, o diretor afirmou que será uma mistura de narrativa bíblica com uma pitada de luta pela libertação de um povo, ao estilo “Coração Valente”.
Êxodo foi destaque nas principais revistas sobre cinema dos EUA esta semana, quando as primeiras imagens foram divulgadas e promete ser mais um passo na tentativa de Hollywood de reviver os grandes épicos bíblicos que marcaram a geração passada.
Após a controvérsia deste ano envolvendo o filme “Noé”, muito criticado pelos seus “erros bíblicos”, 2014 viu o sucesso de um filme com baixo orçamento como “O Filho de Deus”. Além disso, “Deus não está morto” e “O Céu é de verdade” tiveram resultados surpreendentes nas bilheterias. Mesmo assim, uma pesquisa recente indicou que os cristãos querem filmes “mais bíblicos”.
É cedo para dizer como será a reação do público em geral, mas um novo sucesso de filmes do gênero religioso pode alavancar produções semelhantes para os próximos anos. Christian Bale afirmou que “o relato bíblico sobre Moisés é extraordinário”.
Uma figura central no Antigo Testamento, Moisés lutou contra o Faraó Ramsés para libertar centenas de milhares de judeus que viviam no Egito como escravos, conduziu-os pelo deserto até a Terra Prometida por Deus. Entre os muitos aspectos dessa trajetória estão as 10 pragas, a divisão do Mar Vermelho e a revelação dos Dez Mandamentos.
Christian BaleO diretor afirma que ao fazer o filme descobriu que possivelmente “não estava prestando atenção na escola dominical ou tinha esquecido… Essa é uma das maiores aventuras e experiências espirituais que já aconteceram”. Ele não disse que espaço a trama dará para a relação de Moisés com Deus, mas a se julgar pelos créditos, não se ouvirá a voz divina na tela.
O elenco está cheio de astros como Joel Edgerton (Ramsés), Sigourney Weaver (Tuya, mulher do Faraó), Ben Kingsley (pai de Josué) e Aaron Paul (Josué). Filmado em 3D, o longa tem cenas de lutas com figurantes de verdade. A produção filmou quase tudo na Espanha, nas costas do Mar Mediterrâneo, e nas Ilhas Canárias. Com um custo não revelado, promete ser um dos maiores lançamentos do ano e já se fala em um forte candidato ao Oscar do ano que vem. 
Com informações Entertainment Weekly’s

Comentários