Fernanda Brum disputa título de hino popular da Copa

Este ano, Naldo (com "Gol - Faz a Massa Delirar"), MC Guimê ("País do Futebol") e até a cantora gospel Fernanda Brum ("Gigante do Amor") lançaram músicas inspiradas na competição.


Não adianta a Fifa determinar qual é o hino oficial da Copa do Mundo. Se a torcida não se animar com o refrão e não sentir vontade de colocar os braços para o alto com a batida, a canção será um mero título, sem realmente traduzir a alma do evento. Cantada por Pitbull, Jennifer Lopez e Claudia Leitte, "We Are One" foi vendida como o grande hit da Copa no Brasil, mas até agora não empolgou os torcedores.

Neste ano, Naldo (com "Gol - Faz a Massa Delirar"), MC Guimê ("País do Futebol") e até a cantora gospel Fernanda Brum ("Gigante do Amor") lançaram músicas inspiradas na competição, enquanto Seu Jorge (com "Arena Brasileira") e Gaby Amarantos ("Todo Mundo") lançaram canções com o patrocínio de grandes marcas.

Outras faixas que não falam de futebol, como "Lepo Lepo", do Psirico (que integra o disco oficial da Fifa) e "Beijinho no Ombro", de Valesca Popozuda, também estão na corrida para o posto do grande tema da Copa -- afinal, não é difícil imaginar o jogador mandar "o recalque passar longe" ou mexer as mãos, como no refrão da canção de Márcio Victor, depois de um golaço.

Músicas que emplacaram

Na Copa de 1950, com o primeiro troféu do Brasil, a marchinha "Touradas em Madri", escrita pelo compositor Braguinha em 1938, traduziu o 'olé' que a Seleção deu em cima da Espanha. 

Em 2002, Ivete Sangalo viu sua música "Sorte Grande" se tornar o grande hino da vitória do Brasil na Copa do Mundo na Coreia do Sul, enquanto no resto do mundo "A Little Less Conversation", remix da canção gravada por Elvis Presley, embalou os VTs dos jogos. Já "Anthem", o hino oficial tocado por Vangelis, caiu completamente no esquecimento.

Na Alemanha, em 2006, "The Time of Our Lives", defendida por Toni Braxton e Il Divo, tocou menos que o sucesso de Shakira com Wycleaf Jean, "Hips Don't Lie". No Brasil, há quem se lembre mais de uma canção escrita por Jairzinho Oliveira para a ocasião: "Quero Mais Uma Estrela".

Com o passar do tempo, a Fifa percebeu que as canções precisavam ser radiofônicas, para cima, dançantes. Na África do Sul, em 2010, chamou Shakira para cantar "Waka Waka". Deu certo, mas, mesmo assim, a canção patrocinada por uma famosa marca de refrigerantes, "Wavin' Flag", defendida pelo africano K'naan, fez a cabeça dos torcedores.

Disputa acirrada

Em 2002, "Sorte Grande", de Ivete Sangalo, chamou atenção até mesmo em outros países. Questionada no ano passado pela edição americana da revista "Billboard" se não estava preparando outra canção para o Mundial deste ano, a cantora evidenciou a disputa entre os artistas pelo hit da Copa.

"É um tipo de guerra. Cada gravação, cada álbum tem uma música da Copa do Mundo. Eu não gosto de fazer músicas para este ou para aquele. Eu tenho minha própria energia. Tem que ser espontâneo", explicou. Ivete não lançou nenhuma música oficial, mas sua "Tempo de Alegria" lembra "Sorte Grande" e tem a cara da Copa.

folhagospel

Comentários