ESPECIAL dia das Mães - Calvino "EM DÉBITO"


Quando chega o mês de maio, os pais sentem uma pontinha de inveja, afinal de contas, tudo gira em torno da figura materna. 

A mãe parece ser a única estrela, e nós, pais, pobres mortais, simples coadjuvantes. 

Mesmo admitindo que alguns pais sentem um pouco de inveja do tratamento dado às mães no mês de maio, bem diferente daquilo que acontece em agosto, alguns devem ter perguntado: “O que acontece em agosto?”, preciso dar a mão à palmatória admitindo que as mães cumprem um papel fundamental para o equilíbrio e a saúde do lar. 

E, conquanto, nem sempre expressemos nossos sentimentos, na condição de pai, preciso dizer que nós somos devedores a vocês queridas mamães. 


Li, tempos atrás, um texto, onde o autor faz uma lista que revela o quanto ele era devedor a sua mãe. Tomarei emprestada a idéia e vou fazer a minha própria lista.

Querida mãe, ao passear pelas minhas memórias percebi que sou um eterno devedor:

- Devo a você por seu cuidado. A minha roupa sempre esteve aquecida no inverno;

- Devo a você por seu exemplo. Tínhamos pouco, mas a senhora sempre foi fiel a Deus.

- Devo a você por seu encorajamento. A senhora sempre acreditou nos meus sonhos, inclusive a minha ida para o seminário;

- Devo a você por sua alegria. Nem a saúde frágil lhe fez amarga. Quantas vezes nos pegamos rindo de coisas bobas e comuns;

- Devo a você por seus conselhos sábios e ternos;

- Devo a você por seu discernimento. Nunca vou esquecer a sua perspicácia;

- Devo a você por seus sacrifícios. Até no último suspiro a senhora estava preocupada com o futuro dos seus filhos;

- Devo a você por sua fé firme e segura;

- Devo a você por sua esperança. Ela nunca murchou;

- Devo a você por seu amor. Devotado e profundo.

Antes de falecer, naquela véspera de natal de 1984, minha mãe ouviu estas coisas dos meus lábios. 
Na verdade sempre fiz questão de dizer-lhe o quanto ela era importante na minha vida. 
Nunca perdi a oportunidade de, à semelhança dos filhos de Provérbios 31.28, de chamá-la de ditosa. 

Quero, neste dia das mães, lhe desafiar a fazer uma lista exaltando a qualidade da sua mãe. 

Não deixe isto pra depois, pois pode ser muito tarde.


Pr Calvino Rocha

Comentários