Samuel Couto - Ainda Que...

Habacuque 3:17-19

Como vai a sua vida?
Como vai a sua família?
Ainda que a nossa vida não esteja como a gente gostaria, não vamos desistir de viver.
Ainda que o nosso relacionamento familiar não esteja bom, não vamos desistir da família.
Ainda que a nossa fé não esteja firme, não desistiremos de Deus!
O Profeta Habacuque, um dos 12 profetas menores, provavelmente viveu os dias da invasão babilônica de Jerusalém, trata do sofrimento dos filhos de Deus e clama a todos a permanecerem firmes na fé, a fim de que Deus possa lhes dar vitória.
Façamos essa oração de Habacuque e declaremos a nossa fé e confiança em Deus e tudo vai mudar em nossa vida. Você crê?

I – AINDA QUE A FIGUEIRA NÃO FLORESÇA
A figueira foi muito utilizada por Jesus para falar da esterilidade espiritual e da falta de fé de seus seguidores.
A Figueira simboliza a nossa vida espiritual que precisa estar viva, ativa e produzindo frutos todo o tempo, sob pena de secarmos, morrermos, sermos arrancados da terra.
O profeta Habacuque, mesmo vendo a falta de fé do povo não perdia a esperança de que Deus poderia transformar aqueles corações, Habacuque é um de fé e Esperança e que acredita no agir de Deus nas vidas das pessoas.
Como vai a sua produção de frutos para Jesus?
Saiba que “ainda que a sua figueira não esteja florescendo”, continue crendo e Deus vai honrar a sua fé.
  • Ainda que todos deixem de lhe amar, acredite, Deus nunca deixará de lhe amar !
  • Ainda que lhe falte o pão diário, Deus não deixará você passar privações!
  • Ainda que você diga não ter fé para crer em Jesus e entregar a sua vida a Ele, Deus pode colocar fé em seu coração e fazê-lo feliz.
Basta Você dizer sim para Jesus e convidá-Lo para entrar na sua vida!

II – AINDA QUE FALHE O PRODUTO DA OLIVEIRA
A oliveira era nativa na Palestina e muito comum ali, quando o povo de Israel entrou para tomar posse da terra prometida .
O fruto da oliveira é a azeitona, de onde se produz o azeite que serve para a unção, entre outras utilidades.
Um fato curioso é que a oliveira é uma das poucas árvores capaz de atingir séculos de vida sem nunca adoecer.
Daí a associação dela com a cura, a saúde a longevidade.
Podemos dizer “ainda que falhe a saúde”, todavia podemos confiar em Deus, pois Ele pode curar todas as nossas enfermidades (Sl 103:1-5).
Você está precisando de cura? Tem alguém da sua família que está enfermo?
Vamos orar e pedir a Deus a cura?
Deus pode curar também a nossa alma e nos dar a vida eterna por meio de Jesus.

III – AINDA QUE NOS CURRAIS NÃO HAJA GADO
Com a invasão do exército babilônico em Jerusalém, toda a criação de animais foi levada como despojo e o povo ficou em completa pobreza e miséria, passando fome.
Não tinha mais gado, não tinha mais leite para as crianças e o desespero começava a tomar conta das famílias.
Aí o Profeta Habacuque convida o povo a continuar crendo em Deus, ainda que nos currais não houvesse mais o gado”.
Tem gente que só busca a Deus nas dificuldades e, ao conquistar a bênção, se esquece de Deus.
Outros só querem as bênção de Deus mas não querem o Deus da bênção.
Qual é a sua situação? Você deseja buscar o Deus da bênção e ser abençoado por Ele? Você deseja servir ao Deus da bênção entregando a sua vida a Jesus?

O TRIUNFO DA FÉ 

“Mas o justo viverá pela sua Fé” (2:4).

Sim, o justo, o crente em Jesus, viverá pela sua fé. E esta fé no Senhor triunfante, ressuscitado e glorioso, transmite à vida diária uma vitalidade vibrante.
O cristão não se abate com o presente, embora o veja muitas vezes como sendo sombrio.
“Ainda que a figueira não floresça, nem há fruto na vide; o produto da oliveira mente e os campos não produzam mantimentos; as ovelhas foram arrebatadas do aprisco e nos currais não há gado, todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação”. 
(Hab. 3:17, 18).

Este texto é uma declaração de fé em um momento de crise inigualável. Faltariam figos, uvas, azeitonas, os campos não produziriam os alimentos. O Rebanho seria exterminado. Os currais sem gado. E qual é a atitude do profeta? Desespero? Inconformismo? Não. Fé!.
Habacuque nos ensina que a resposta à crise é a fé. Sua segurança não brota de emoções, mas de uma fé viva.
E quem crê, não se abala. "Aqueles que confiam no Senhor são como o monte de Sião, que não se abala, estão firmes sempre" (Sl 125:1).
“Ainda que a figueira não floresça... e nos currais não há gado, todavia, eu me alegro no Senhor”. (Hab. 3:17 ).
Isso é Que é fé!
No meio da crise, alegria.
Que lição para todos os cristãos aborrecidos, murmuradores, emburrados com Deus e com o mundo.

CONCLUSÃO:
O Profeta Habacuque, em meio ao sofrimento, levanta a sua voz e declara a sua fé inabalável, dizendo que nada o faria abandonar a Deus.
E ainda que viessem os problemas, todavia ele confiaria e se alegraria no Deus da sua salvação.
E você, já fez do Senhor Jesus o Deus da sua salvação? Ainda que venham os problemas, declare a sua fé e confiança em Deus e você será um vencedor!

Samuel Couto
pastor/psicanalista
http://samuelcouto.simplesite.com.br/

Comentários