Nesta páscoa, PRESENTIA comemora 14 anos...

A edição de nª 01
Presentia nasceu com o objetivo de propagar a história e ações de Deus através de Sua Igreja em Caruaru e proximidades e abrir espaço para divulgar e revelar escritores e pensadores cristãos da região com artigos e reflexões que edifiquem.
A história da Presentia se mistura a de seu editor.
Nasceu num período conhecido como Pascoal de 2000, onde recordamos a Ressurreição de Cristo (com todo significado que isto traz para a existência dos que creem – o sacrifício, a teologia da Substituição, etc...).

Em minha vida pessoal experimentando algo semelhante. Algo era novamente trazido a existência.

Então, depois de algumas edições do IFORMEV (Informativo Evangélico), três pessoas: eu, Fabiana (irmã) e Ana Paula (esposa), sob o acompanhamento do pastor e amigo Anacleto Inácio (que sugeriu o versículo “Se é pela Graça, já não é mais pelas obras” Romanos 11:6, que acompanharia a publicação para sempre)resolveram sob orientação de Deus produzir uma publicação que pudesse ser uma via de acesso a mais da Igreja local para os artigos e reflexões que consideramos edificantes e de formação saudável e não alienantes;

Também publicasse na sociedade secular as ações de Deus através do Seu povo, Suas idéias e princípios;

Significado do nome Presentia

A Revista Ultimato (dezembro de 1999) trás um artigo do Rev. Valdir Steuernagel (que já tive oportunidade de conhecer pessoalmente - é pastor luterano, diretor do Centro de Pastoral e Missão e presidente da Visão Mundial Internacional), um trecho deste artigo é o que gostaria de compartilhar com os internautas nesta edição. 

Presentia, como para o pastor Valdir, tornou-se parte de mim, os mais íntimos sabem disso. É expressão do ministério que O Senhor confiou a mim que chega até você agora também on line.

Segue parte do texto:

 “Aprendi num seminário sobre revisão de vida, outro dia, foi-me perguntado qual era o meu velho nome e qual era a luta da minha vida.
  Qual seria o nome que identificava e descrevia o meu jeito de viver, o meu estilo de relacionamento e os meus valores.
Essa foi uma hora difícil uma espécie de hora da verdade. Hora de olhar no espelho e confrontar com a minha velha natureza. Hora de olhar nos olhos do meu espírito inquieto, confrontar com a minha competitividade e a minha tendência de manipulação. 
  
   Vi tudo isso me acompanhar no decorrer dos anos, caracterizando tantos dos meus processos e relacionamentos de vida. E assim, contrito, concluí que eu não era aquele que pensava ser. Eu não correspondia à imagem que havia feito de mim. E estava longe de ser aquele que Deus queria que eu fosse. Não era esse o nome que Deus me havia dado e me queria dar. Em arrependimento, pois, me vi carente da graça de Deus. Carente de um novo nome que expressasse a minha vulnerabilidade e a minha precisão de Deus. Do seu abraço e da sua voz.
   
   E eu lutei. Não com Deus, mas comigo. Com a minha história e os meus padrões de comportamento. Com traços da minha personalidade e com a profundidade da minha pecaminosidade. 
Quanto a Deus, eu sabia que Ele não desistiria de mim. Por querer me dar um novo nome, Ele afirmava o seu amor por mim, o seu investimento em mim, e descortinava para mim a possibilidade futura do próprio relacionamento com Ele. 

   Eu sabia, também, que Deus me conhecia pelo meu nome. Com Valdir Ele havia se relacionado e ao Valdir Ele havia chamado. Na vivência no seu quintal, afinal, eu havia encontrado a minha identidade e a minha vocação. 

   E era Ele que não me largava. Queria me fazer consciente do novo nome que queria me dar. Um nome que refletisse o que Ele queria para mim e que indicasse o caminho maior e estreito no qual eu deveria andar. Assim, foi ali que nasceu Presentia. O nome da graça e do objetivo. Graça de Deus e objetivo de vida. 
   
   O novo nome estava a indicar a redescoberta da presença de Deus na minha vida e o desafio de estar na sua presença, com inteireza, quietude e serenidade.


   Presentia, como convite à intimidade.

Comentários