Retiros religiosos são opção durante o Carnaval

????????

Entre os religiosos, é comum a prática de retirar-se da cidade no feriado de Carnaval e buscar um crescimento espiritual em contato com a natureza. Há mais de 20 anos, diversos grupos espalhados pelo Brasil se reúnem em fazendas, chácaras, sítios e praias para fugir da folia dos blocos de rua ou da agitação dos desfiles das escolas de samba e refletir na essência da vida.

O retiro espiritual da Comunidade Católica Restauração de Caruaru é um desses exemplos e conta com a presença de vários jovens que não gostam de participar de festas de carnaval. São jovens que já têm uma caminhada na igreja e por isso procuram retiros espirituais para passar esses dias. Participam em média 400 a 500 jovens de Caruaru, São Caetano, Altinho, Palmares, Ibirajuba, Toritama, Santa Cruz entre outras cidades.

Em 5 dias de retiro, a juventude ouve e participa de pregações, orações, missas, teatro, dinâmicas, show e oficinas.  Há 15 anos acontece o retiro na cidade de Caruaru e há 5 anos está sendo realizado pelo Centro de Evangelização Sagrada Família em uma fazenda próximo ao Hospital Regional.  Para a estudante Hayale Thaisa, que vai ao evento há mais de 7 anos, participar de um retiro lhe faz experimentar de maneira profunda o amor de Deus por ela, em momentos de alegrias, reflexões e muita paz interior.

No retiro da Igreja Adventista do Sétimo Dia também há regras. Os participantes têm horário para dormir e não é permitido ingerir ou levar nenhum tipo de bebida alcoólica. Ninguém pode sair do retiro desacompanhado ou sem autorização e o ambiente é voltado às orientações bíblicas.

A partir do pôr do sol de sexta-feira até o pôr do sol do sábado, eles reservam o dia para a parte espiritual. Nos demais dias, atividades como dominó, vôlei, futebol e gincanas preenchem os horários dos participantes. O evento é planejado com um ano de antecedência e cidades como Cupira, Lagoa dos Gatos, Belo Jardim, Lage Grande, Belém de Maria e Ibateguara montam suas barracas na beira mar de Japaratinga- AL para aproveitarem o feriadão.

Mesmo com tais restrições, muitos jovens e adultos apreciam passar esses dias em retiro. Esse é o caso da jovem Mayara Ferreira, de 25 anos, que já participou 10 vezes do retiro de carnaval em Japaratinga-AL. “O que mais gosto é a oportunidade de estar junto dos amigos durante quase uma semana, longe da correria das atividades da rotina , apreciando e desfrutando as belezas da natureza, participando de atividades recreativas e sentindo mais perto a presença de Deus”, disse.

Andreza Ferreira
http://agenciadenoticiasdafavip.wordpress.com/

Comentários