Calvino Rocha - O SUPER-HOMEM ESTÁ NA BÍBLIA


Antes que você imagine que o pastor endoidou. Antes que você me julgue um herege, ou, antes que você imagine que escreverei sobre “Sansão”, leia todo o texto e se surpreenda com o que uma pesquisa revelou sobre o conhecimento bíblico dos britânicos.

Analfabetismo bíblico. Esta é uma terrível realidade entre os britânicos. 

Sociedade Bíblica realizou uma pesquisa sobre o grau de conhecimento que os britânicos possuem da Bíblia e o resultado não foi apenas desanimador, mas assustador.

Os 6 mil adultos e as 800 crianças que participaram do estudo revelaram-se analfabetos quando o assunto é Bíblia, senão vejamos:

- 46% dos pais britânicos não associam a Arca de Noé com a Bíblia;
- Cerca de 31% deles têm dificuldades semelhantes com as histórias de Davi e Golias e Adão e Eva;
- Entre 27% e 34% pensam que os personagens de Harry Potter, Jogos Vorazes e Super-Homem são ou poderiam ser originários da Bíblia. – (Fonte: Bible Society “Pass it on”, Daily Telegraph, editado por Protestante Digital)
Enquanto lia parte do resultado da pesquisa feita na Grã-Bretanha, sobre conhecimento bíblico, fiquei me perguntando se conosco as coisas seriam muito diferentes. 

Somos um país majoritariamente cristão, mas o nosso comportamento revela que não somos um povo comprometido com Deus nem com a sua Palavra. Na verdade, basta participar de qualquer culto evangélico para percebermos a dificuldade que alguns têm na hora de procurar algum livro da Bíblia. 

Se não conseguimos manusear a Bíblia, será que conhecemos o seu conteúdo? 

Mesmo entendendo que os resultados da pesquisa na Grã-Bretanha são assustadores, não devemos nos gloriar, pois o nosso conhecimento bíblico também é pífio. Acredito que precisamos passar por um grande avivamento onde a Palavra de Deus volte a ser a nossa única regra de fé e prática. Um avivamento que nos leve a guardar a Palavra de Deus no coração para não pecarmos contra Ele. Um avivamento que nos leve a conhecer a Palavra de tal maneira que sejamos capazes de falar, com clareza e verdade, sobre a razão da nossa fé.


Pr. Calvino Rocha

Comentários