sexta-feira, 5 de julho de 2013

Feliciano Amaral


Feliciano Amaral nasceu na Cidade de Miradouro no estado de Minas Gerais. 
Filho de Júlio Augusto do Amaral e de Palmira Maria da Conceição, foi músico, sapateiro e cantor popular. Foi batizado em 7 de março de 1943, na Igreja Batista de Muriaé. Em 1947 casou-se com Elza Rocha do Amaral. 

Já na cidade do Rio de Janeiro, estudou Teologia no Seminário Teológico Betel. Pastoreou várias igrejas inclusive a Primeira Igreja Batista da Pavuna, onde foi seminarista. 

Começou as atividades como cantor evangélico em 1948. 

Feliciano Amaral também está no Guiness Book como o cantor evangélico que está há mais tempo em atividade no mundo. No meio evangélico, depois de Feliciano Amaral atuando como cantores vieram Luiz de Carvalho (gravando o 1º LP evangélico em 1958, com a música “A graça de Jesus”), Edgar Martins (in memórian), Josué Barbosa Lira (in memórian), autor da canção “Só o Senhor é Deus”, dentre muitos outros pioneiros da música evangélica desta época. 

Feliciano Amaral interpretou canções como: "Oração de Davi", "Céu aberto", "O mar", "Ao meu Redor", "Finda-se este Dia","O Rosto de Cristo", "Rio Profundo", "Sou Filho do Rei", A Face Adorada", "uma Flor Gloriosa", "O Jardim de Oração" entre outras. 

Em 2003 Feliciano Amaral recebeu um reconhecimento público, quando completou 83 anos, uma Moção de Aplausos e Congratulações da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A homenagem foi requisitada pelo deputado Aurélio Marques, como reconhecimento pela dedicação de Feliciano Amaral à obra de Deus e á música cristã.

O pastor Feliciano Amaral está no Guiness Book como o cantor evangélico que está a mais tempo em atividade no mundo. Sua passagem pelo Estado Capixaba foi destaque no “Gazeta Comunidade” da TV Gazeta.

O pastor e cantor Feliciano Amaral aos 92 anos de idade ainda tem fôlego e vigor para adorar a Deus. Tem um ministério reconhecido internacionalmente no meio evangélico. Feliciano que é mineiro, e reside no estado de Pernambuco, veio ao à Vila Velha/ES para fazer um tratamento e concedeu entrevista à repórter Soyonara Brandão no programa “Gazeta Comunidade”, da TV Gazeta afiliada a Rede Globo. Foi homenageado como homem de Deus que é um testemunho vivo para o Brasil e o mundo.
No ano de 2010 ele fez uma turnê nos EUA em comemoração aos seus 90 anos por ter sido citado como cantor há mais tempo em atividade no mundo. "Foi uma surpresa para mim, aconteceu e eu nem sabia. Muitas pessoas começaram a comentar comigo",  conta. A citação no Guiness foi pelos 62 anos de carreira ativa, tendo recebido uma homenagem em Boston e atendendo a convites para apresentações no país.

Feliciano Amaral escreve suas próprias músicas e já gravou muitos hinos famosos. Seu ministério de louvor é composto de 39 discos gravados e com eles alcançou varias gerações com o seu talento. Suas músicas continuam sendo ouvidas em todo o mundo, pois estão sendo regravadas em CDs.
"Realmente, sou o cantor mais antigo nos dois sentidos, na gravação e em idade, dou graças a Deus por isso. Apesar da idade, posso cantar com o mesmo fôlego de antigamente".
- "O segredo da vitalidade é não guardar o que faz mal".
- "Quando a gente tiver uma dor, a gente tem que se esquecer dela. Senão vai continuar doendo. Quando a gente chega a certa idade, quando aparecem os probleminhas, tem que se esquecer deles. Eu faço isso sempre".
Viúvo após 42 anos de casamento, o pastor Feliciano casou de novo. Hoje sobra energia para o trabalho e para o amor. A esposa, irmã Rubenita do Amaral comentou sobre a dedicação e a serenidade do marido: "Ele é uma pessoa muito calma e tranqüila, eu que sou mais agitada, ele que me socorre nas agitações, sempre passa mensagem de esperança, de que as dificuldades vão passar. Ele ainda me ajuda na cozinha e lava a louça". Logo depois do comentário da esposa, o pastor Feliciano Amaral citou uma passagem da bíblica como orientação para a vida de um casal "um ao outro ajudou e disse ao seu companheiro disse esforça-te", afirmando a dedicação de ambos para levar a vida juntos.
Confira no link o vídeo matéria do “Gazeta Comunidade”:

BIOGRAFIA
Feliciano Amaral nasceu na Cidade de Miradouro no estado de Minas Gerais. Filho de Júlio Augusto do Amaral e de Palmira Maria da Conceição, foi músico, sapateiro e cantor popular. Foi batizado em 7 de março de 1943, na Igreja Batista de Muriaé. Em 1947 casou-se com Elza Rocha do Amaral. Anos mais tarde se separou da mesma e casou-se com Stelita Luiza de Andrade, com a qual viveu durante alguns anos no Estado de Mato Grosso.
Já na cidade do Rio de Janeiro, estudou Teologia no Seminário Teológico Betel. Pastoreou várias igrejas inclusive a Primeira Igreja Batista da Pavuna, onde foi seminarista.
Começou as atividades como cantor evangélico em 1948.
Feliciano Amaral também está no Guiness Book como o cantor evangélico que está a mais tempo em atividade no mundo. No meio evangélico, depois de Feliciano Amaral atuando como cantores vieram Luiz de Carvalho (gravando o 1º LP evangélico em 1958, intitulado "Musical Boas Novas"), Edgar Martins (in memorian), Josué Barbosa Lira (in memorian), Victorino Silva, dentre muitos outros pioneiros da música evangélica desta época.

Feliciano Amaral interpretou canções como: "Oração de Davi", "Céu aberto", "O mar", "Ao meu Redor", "O Rosto de Cristo", "Rio Profundo", "Sou Filho do Rei", "O Jardim de Oração", entre outras.
Em 2003, Feliciano Amaral recebeu um reconhecimento público, quando completou 83 anos, uma Moção de Aplausos e Congratulações da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A homenagem foi requisitada pelo deputado Aurélio Marques, como reconhecimento pela dedicação de Feliciano Amaral à obra de Deus e á música cristã.
Em 2007, o cantor gravou o primeiro DVD ao vivo de sua carreira, em Recife, na Igreja Missionária Canaã do Pr. Geziel Gomes.

DISCOGRAFIA
Gravações em 78rpm, lançados pela Gravadora Atlas e Favoritos Evangélicos
· Mensagem Real / Vem a Cristo (1948)
· Jesus me Guia (Abdinar Cunha Chagas) / Livro da Vida
· Noite de Paz / Nada Falta (quarteto com Ruy Brasileiro, Paulo Brasileiro e James Musgrave)
· Cristo Valerá / Das Trevas
· Amor Glorioso / Graça Admirável
· Ouve-nos, Pastor Divino/ Bendita Hora de Oração
· Meia Noite, Cristãos / O Primeiro Natal
· Vozes Angelicais / O Mar
· Auxilia-me, Senhor/ Última Hora (Dueto com Edna Harrington)
· O Olhar de Jesus/ Vinde, Marchai
· Eu hei de chegar / Eu vi a Luz (cantando poemas de Gioia Jr.)
· Seguirei ao meu bom mestre / Foi na Cruz
· Não me falaram de Cristo / Ide meu filho procurar
· Jesus é a Luz do Mundo / Deixa a Luz do Céu Entrar
· Minha Pátria para Cristo / Coro Santo
· Brilho Celeste / Glória para Mim
· Deus me Guiará / Deus vos Guarde
· Banquete de Belshazzar / Pudesse contar toda Glória Favoritos 78
· Está Aqui / Os Guerreiros se Preparam Favoritos 78
· Sob as Estrelas / Na Manjedoura Favoritos 78

Gravações em Compactos
· O Amor de Deus
· Mãe Querida
· Face a Face
· Rei Excelso
· Na Manjedoura (Músicas de Natal)
· Talvez uns Cantem…

Gravações em LP
· Feliciano Amaral e Conjunto Atlas (Atlas)
· À Sombra da Cruz (Favoritos Evangélicos, 1961)
· Fica Conosco, Senhor (Favoritos Evangélicos)
· O Mar é criação do Senhor
· Rio Profundo (Favoritos Evangélicos, 1963)
· Confia em Deus, O Filho Pródigo e Sonda-me, ó Deus – Coletâneas com os melhores discos 78rpm
· Saudade – coletânea com hinos do Cantor Cristão
· À Luz do seu Amor
· Cristo, A Única Esperança (1965, campanha de Billy Graham no Brasil)
· Que Maravilha (Favoritos Evangélicos, 1967)
· 20 anos de Bênçãos á sombra da Cruz (Favoritos Evangélicos, 1968)
· Dá-me tua mão, Pai (Favoritos Evangélicos)
· De Valor em Valor (Favoritos Evangélicos)
· O Eterno Fanal (Favoritos Evangélicos, 1973)
· Grande é o Senhor (Favoritos Evangélicos)
· Sou de Jesus (Favoritos Evangélicos),com José Carlos no Acordeão
· O Amor de Deus (Favoritos Evangélicos)
· A Imagem de Deus (Favoritos Evangélicos)
· Jesus Companheiro (Som Evangélico)
· Céu Aberto (FA Produções Fonográficas, 1978)
· Deus Proverá – com músicas do hinário Salmos e Hinos (1980)
· Oração De Davi (FA Produções Fonográficas)
· Sou Feliz (FA Produções Fonográficas, 1982)
· Desejo Ver Meu Rei (1983)
· Feliciano interpreta a Harpa Cristã
· Ao Entardecer
· Da Manjedoura ao Madeiro
· 40 anos de Bênçãos á sombra da Cruz (1992)

CDs
· Lindo Céu
· Quisera sempre orar
· O Bom Pastor (2003)
· Paz no Vale
· Dá-me Amor (Especial 60 Anos de Gravação)
· Especial 90 Anos – Jardim de Oração (2010)
 
Fonte biográfica: Wikpedia
Feliciano Amaral é mais um dos que você conhece através da rádio PRESENTIA. 
Acompanhe todos os dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Receba no seu e-mail informações de Presentia

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...