Vereador propõe criação de Parque Evangélico em Caruaru

Jénerson Alves, para o Pavablog

Ultimamente, a predominância de discursos na Câmara de Vereadores de Caruaru-PE tem sido as Eleições. Entretanto, ‘saindo’ um pouco desse parâmetro, um requerimento aprovado na última semana vem provocando polêmica na cidade. O vereador Demóstenes Veras (PSD) emitiu solicitação para que o Poder Executivo construísse um Parque Evangélico na cidade.
De acordo com o edil (foto)– que também é candidato à reeleição –, o pedido leva em consideração o crescente número desse grupo na cidade. “A importância desse requerimento está na necessidade que público evangélico encontra para realizar eventos específicos desse segmento religioso durante o ano todo. Para isso, avaliei que não se faz suficiente utilizar o espaço do Pátio de Eventos para realizar esses eventos, assim como não é adequado para desenvolver as diversas manifestações evangélicas”, explana Veras, em um blog local, acrescentando que é católico, mas reconhece a necessidade do segmento religioso ganhar um espaço específico.
 
Porém, a proposta tem sido vista de soslaio, inclusive por líderes religiosos do lugar. O pastor da Igreja Batista Remanah, Cícero Palmeira, que também é vice-presidente da Associação dos Ministros Evangélicos de Pernambuco (AMEAPE), opina que a construção de um parque temático cristão no município é “viável”. “Porém, o cuidado que deve-se ter é que esse espaço não seja exclusivista para um determinado grupo”, afirma. Palmeira ainda declara que tal tópico não faz parte da agenda da Associação.
Há até mesmo quem opine que esse tipo de construção vá de encontro à missão da Igreja, o qual é a proclamação do Evangelho, sinalizando o Reino de Deus entre os homens. “Esse parque ficaria reservado para esse público, onde que o verdadeiro Cristão tem que evangelizar para pessoa que ainda não conhecem a Palavra de Deus”, observa o web designe Maxuel Torres, 21, que é evangélico há nove anos.
No entanto, o vereador se diz atônito quanto ao fato de existirem críticas a essa ideia. “Eu estranho que existam pessoas reclamando sobre esse requerimento, pois eu apresentei essa ideia a 8 igrejas em Caruaru, e em todas a aprovação foi unânime, pois se trata da valorização desse segmento na cidade”, explicou.
A proposta de Caruaru faz lembrar um projeto emelhante ocorrido no ano passado, quando o governador do Acre, Tião Viana (PT), propôs a construção de um Parque Gospel Estadual, o qual seria construído com dinheiro público, mas restrito apenas aos ‘crentes’. Por causa disso, o projeto virou alvo de investigação do Ministério Público Federal.
 
Parque de Eventos
O argumento de que o Parque de Eventos Luiz Gonzaga não é um ambiente propício para reuniões evangélicas tem como base o fato de que os festejos de São João acontecem naquele lugar. Mesmo assim, o ambiente também serve para eventos religiosos.
Para se ter uma ideia, nos últimos dois anos, os evangélicos conseguiram uma noite durante o mês de junho, em plena festa junina, para realizar o Chama Viva, que contou com a participação de cantores do segmento gospel, a exemplo Mattos Nascimento, Daniel Diau, Erasmo Miguel e a banda Brasas no Altar, reunindo um público de cerca de 40 mil pessoas.
Em março deste ano, Caruaru parou devido à concentração por causa de um culto realizado no Pátio de Eventos, com a participação do apóstolo Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial do Poder de Deus (IMPD). Contabiliza-se que cerca de 150 mil pessoas estiveram presentes no lugar, oriundas de várias partes do Nordeste. Foram feitas, aproximadamente, 100 caravanas de congregações da IMPD em estados como Rio Grande do Norte, Alagoas, Paraíba e Piauí.

Comentários