Os Cristãos e a Política: Uma visão sem preconceitos

(Resposta a um irmão descontente)

Recentemente, ao abrir nossa página do facebook, nos deparamos com o seguinte comentário de um amigo que, pelo que entendemos, não concorda com a participação dos cristãos na política. Sentimos-nos no dever de esclarecer alguns pontos. Assim, decidimos responder ao amigo Marcos Bezerra Sales e a tantos outros e outras que, como ele, acham não ser a política lugar de Cristãos.

Tudo começou quando, juntamente com minha assessoria de campanha, postamos algumas fotos tiradas num evento público realizado no último domingo, na Avenida Agamenon Magalhães: Circuito Vida e Saúde, organizado pelos Adventistas. Nossos amigos e amigas colaboradores voluntários da campanha estiveram conosco e fizemos uma animada panfletagem, já que a maioria dos irmãos e irmãs nos conhecem e sabem de nossos propósitos. Eis a mensagem, na íntegra, que recebemos do Marcos Bezerra Sales:

Marcos Bezerra Sales MEU AMIGO; ME DESCULPE MAS SAÚDE NAO TEM NADA COM POLÍTICA, E NAO SE USA O NOME DA IGREJA PARA ATRAIR ELEITORES... ISSO É PROFANO E TODO MUNDO SABE DISSO; E QUEM APOIA ISSO NAO ESTUDA À BÍBLIA E SE ESTUDOU UM DIA, ESQUECEU QUE DEUS NAO APROVA ISSO... SEPAREM AS COISAS.

Eis o que pensamos:

Caro amigo Marcos Bezerra Sales, respeitamos seu ponto de vista, apesar de não concordarmos em nada com ele. Inclusive à luz da Bíblia que nos apresenta grandes homens e mulheres de Deus ocupando postos de destaques em governos e através deles, proporcionando bem estar a toda uma nação. Pois é, a Bíblia está cheia de exemplos de Grandes Homens de Deus que influenciaram positivamente quando estiveram à frente dos destinos de nações, em postos governamentais. Ademais, quando você fala que saúde nada tem que ver com política, mais uma vez me permita discordar, pois tem sim. Bons governos proporcionam bem estar à sociedade que representam. Maus governos não se preocupam com o bem estar de seu povo. É exatamente por conta de visões equivocadas a respeito da política que temos sofrido com maus governantes.

É por visões equivocadas da política que temos visto maus políticos, eleitos com nossos votos, assaltarem os cofres públicos e deixarem a saúde e educação de nossa gente à míngua!!!

Portanto, conclamo-o e quantos mais pensem parecido com você a fazer uma sincera reflexão a respeito de seu ponto de vista: A quem interessa deixar os homens e as mulheres de bem de fora da política e dos órgãos de decisão? A quem interessa manter nosso povo alienado e desinteressado pelos destinos de nossa cidade, nosso estado e nosso país? A quem interessa manter na política os mesmos nomes de sempre, sem renovação e sem compromisso com a maioria de nosso povo? A quem interessa a alienação política da maioria de nossas irmãs e irmãos evangélicos?

Tornou-se comum entre nós a frase/pensamento que diz: "CADA POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE". Nós cremos que merecemos melhorar nossos representantes no Poder Público, mais e mais. Nós cremos que merecemos e podemos mais. Nós cremos que homens e mulheres de bem, de caráter e personalidade, honestos e honestas podem e farão muito mais e melhor por todos se lhes dermos a chance de galgar postos de destaque nos Poderes Executivo e Legislativo.

Por isso estamos engajados nessa campanha. Para mostrar que se pode fazer política com "P" maiúsculo. Nos desculpe amigo, mas sua forma de ver a política é uma das responsáveis pelos desmandos que os maus políticos têm proporcionado. Nos desculpe caro amigo, mas sua visão a respeito da política tem feito com que nossa cidade, nosso estado e nosso país ainda não ofereçam as condições adequadas para que os nossos filhos e filhas tenham as condições de disputar os melhores postos de trabalho e de galgar as melhores posições sociais.

Como dissemos, respeitamos seu ponto de vista, mas ficamos tristes em saber que, como você, muitos cristãos têm usado a religião para pregar a alienação política, deixando assim que os lugares de decisão sejam ocupados por quem não tem compromisso com o povo de Deus, presente em todas as religiões, e, porque não dizer, com o próprio Deus.

Não se comprometer e envolver na escolha dos melhores nos leva à responsabilidade de, por omissão, mantermos os piores no poder. Pense nisso e que Deus lhe dê sabedoria pra fazer as melhores escolhas.

Esperamos que com essa breve reflexão, tenhamos ajudado aqueles e aquelas que, como o amigo Marcos Bezerra Sales, ainda mantêm uma visão eivada de preconceitos quanto à ideia de termos cristãos envolvidos na política. Boa reflexão e fiquem na paz de Deus. É isso. E temos dito.

Jadiel Nascimento – Conselheiro Tutelar; Cristão convicto e candidato a vereador;
Adilson Lira – Advogado Militante e Coordenador Político da campanha.

Comentários