Evangélicos vão lavar os pés de romeiros em São Joaquim do Monte

Durante a Romaria de Frei Damião, em São Joaquim do Monte, evangélicos realizaram trabalhos sociais a favor dos romeiros católicos. No sábado 1º, o missionário Davi Vanderley ministrou uma palestra sobre os males provenientes do uso de drogas. Ele tem uma vasta experiência em orientar acerca desse tipo de assunto, inclusive desenvolvendo atividades em escolas públicas do Estado. A palestra ocorreu no templo da Igreja Batista em São Joaquim do Monte, instituição ligada à Convenção Batista Brasileira que atua há 40 anos naquele município. A igreja fica localizada na Avenida Major Manoel Franklin, 89, no Centro.

Contudo, os trabalhos continuaram durante todo o domingo 2. Em uma tenda haverá atividades como distribuição de roupas, água mineral, medição de pressão arterial, e até mesmo serão feitas massagens nos pés dos romeiros, com uma equipe de profissionais fisioterapeutas voluntários. Apresentações de teatro, música e cantorias de viola também fazem parte da proposta, que deverá mobilizar cerca de 500 pessoas integrantes da Igreja Batista em todo o estado.

De acordo com o pastor Israel Barbosa, o qual é um dos líderes da instituição, essa programação retrata o sentimento de amor fraterno entre a cristandade, buscando uma unidade na prática do Evangelho, independente das divergências teológicas existentes entre católicos e evangélicos. “O nosso objetivo é amar ao próximo, que é o maior mandamento de Jesus Cristo. Durante essa época, a cidade recebe uma multidão de pessoas, e nosso desejo é participar desse evento de uma forma positiva, dando uma parcela de contribuição”, explana.

Romaria

A 19ª Romaria de Frei Damião começou na quinta-feira (dia 30), às 6h, com o canto do ofício realizado por grupos religiosos da cidade, continuando no sábado (1º), à meia-noite, com a Caminhada da Luz, que reunirá fiéis saindo da Igreja Matriz em direção ao santuário, onde está localizada a estátua de Frei Damião.

O encontro anual de romeiros consegue mobilizar e reunir em um só lugar mais de 100 mil peregrinos, que seguem em procissão pelas ruas da cidade. Os fiéis vão ao município rezar e agradecer por bençãos recebidas. Além disso, eles depositam na casa das promessas, roupas, retratos e objetos feitos em madeira e gesso representando órgãos do corpo humano.

Crédito da foto: Divulgação

Comentários