Caio Fábio “AMOR: O MELHOR CAMINHO” – 5

O QUE É O AMOR?


Positivamente, Paulo diz em primeiro lugar, que o amor é paciente. Paciente não apenas com as circunstâncias, mas paciente com as pessoas. O amor é benigno. Ele é bondoso para com aqueles que nos maltratam, que nos magoam, que nos fazem mal. O amor tudo sofre, ou seja, o amor não recua facilmente diante do sofrimento. Ele encara a dor - esta é a idéia original. O amor tudo crê, vê o melhor nos outros, retém a fé nas pessoas. O amor não é pessimista para com o outro. Ele é capaz de imaginar o melhora respeito das pessoas. Tudo crê, tudo espera. Ele tem um olhar prospectivo futurista. Recusa-se a tomar o fracasso como algo final. Espera uma vitória além. Tudo suporta.

No grego, a idéia é de uma força ativa e não passiva. A palavra é interessantíssima: Uponemo que dá idéia de guarda, do soldado, do guerreiro no baralha, do escudeiro que suporta tudo, mas vaiandando, vai dando passos adiante. O amor não desiste. O amor não se deixa vencer. Enfrenta a luta domal e a vence varonilmente. O amor não acaba nunca. No grego é: não entra em colapso. Não pára. Sua lua não mingua, seu sol não se eclipsa. O amor perdura.

Tudo passa, mas o verdadeiro amor não passa. Negativamente, Paulo diz em primeiro lugar: o amor não arde em ciúmes, não se aborrece com o sucesso dos outros, não fica com dor de cotovelo quando o irmão consegue fazer o que você não consegue, quando logrou um êxito que você nunca logrou, quando comprou uma casa que você nunca teve, quando passou no vestibular e você não.

Caio Fábio
Livro AMOR: O MELHOR CAMINHO
(continua segunda-feira)

Comentários