Caio Fábio “AMOR: O MELHOR CAMINHO” – 3

É na cruz que nasce o Ágape.

É na cruz que nasce o amor. E é por causa da cruz que essa nova idéia brota nesta terra deserta onde dantes sónasciam espinhos, que floresce esta realidade maravilhosa de que o amor é possível porque o madeiro da cruz floresceu neste Ágape, nesta vida, nesta capacidade de sentir por aqueles aos quais ninguém sentia nada.

Em segundo lugar, a Igreja emprestou a esta palavra não apenas uma nova idéia, mas com ela construiu a teologia de um novo homem. Olhem queridos, com esta palavra nascem homens novos, nascem mulheres novas, nascem homens e mulheres que querem ser e que com agraça de Deus podem ser miniaturas de Deus na face da terra.

Gente que verá a vida como Deus a vê. Pessoas que amarão os homens com aqualidade do amor com a qual Deus nos ama. Ágape não introduz apenas uma nova idéia, mas introduz um novo homem neste mundo velho e cansado pelo ódio, desavenças, pela tirania do egoísmo humano.

A partir daí, Paulo, que vem falando aos Coríntios num contexto de dons espirituais, apanha a qualidade do Ágape, do amor, e o comparacom os dons, com o frenesi dos dons. Lá estavam os Coríntios empolgados com a capacidade de falar em línguas, de profetizarem, com os dons doconhecimento, com os doutoramentos espirituais que juntavam no aquinhoamento dos carismas do espírito, com a fé que removia montanhas, com a capacidade de operar milagres.

Então vem Paulo e em primeiro lugar diz: o amor é maior que osdons. E diz isto entre os versos 1 e 3. Inicia dizendo que o melhor discurso sem amor, é apenas barulho.
Que o falar em línguas, sejam dos anjos oudos homens, sem o amor, é como metal que retine. Para Deus é isto! É lata batendo! Toda vez eu me pergunto Senhor, como ouves a minha voz? Comoela chega a Ti? É barulho ou é voz? Porque se não houver amor, é sino batendo que incomoda o ouvido de Deus.

Caio Fábio
Livro AMOR: O MELHOR CAMINHO
(Continua amanhã)

Comentários