Pesquisadores devem lançar em breve versão mais precisa do Antigo Testamento

Um projeto trabalhoso que será a versão mais precisa do Antigo Testamento de todos os tempos está para ser completada. Menachem Cohen, professor da Universidade de Bar Ilan, trabalha com uma dezenas de pesquisadores do Departamento de Bíblia da instituição. O estudo de Cohen, denominado "As Escrituras Grandes", está em andamento há mais de 30 anos, o pesquisador espera concluir o projeto em 2013.
 
A última compilação desse tipo foi feita no século 16, cerca de 50 anos depois da invenção da imprensa, pelo judeu sefardita Jacó Ben Haim, que viveu em Veneza no século XVI. Sua versão, reproduzida desde então, baseou-se em manuscritos e consultas a rabinos. Contém também notas e explicações sobre o texto.
 
Apesar de ser uma das obras mais reproduzidas e estudadas do mundo, essas edições estão cheias de imprecisões, afirma Cohen. "Pesquisei os manuscritos da Idade Média e descobri que os textos prévios utilizados para a publicação da primeira versão compilada de Ben Haim não eram totalmente precisos e eu me propus a resolver esse problema", afirmou o acadêmico. O professor chama de "discrepâncias" problemas como a ausência de uma letra ou um erro de pontuação.
 
Essa nova edição da bíblia judaica conta com uma fonte privilegiada, o Códice de Alepo, escrito no século 10 por Aarão Ben Asher em Tiberíades, hoje Israel.
 
"Não há, na história do povo de Israel, uma bíblia mais precisa", afirma Cohen. Segundo ele, a versão de Haim possui milhares de erros, enquanto a de Asher tem apenas algumas dezenas de imprecisões.

Agência EFE|Pátio Gospel Noticias

Comentários